O que você precisa saber quando se viaja de navio

Viajar de navio é uma delícia, não é? Mas a gente tem sempre muitas dúvidas!

Então, hoje eu vou te contar tudo o que você precisa saber antes de entrar em um navio.

Como todos repararam, eu adoro esse tipo de viagem.

Navio

Antes de fazer a minha primeira viagem eu fiquei com tantas dúvidas, que hoje eu resolvi responder algumas para vocês:

A primeira e mais importante pergunta é, vou enjoar?

Depende, a maioria não enjoa ou enjoa pouco, nada que um remedinho não resolva. Eu enjoo até de carro, imagine de navio!

Quem enjoa como eu, que “distripo o mico” até em passeio de carro, precisa de uma boa ajuda farmacológica, mas foi muito tranquilo, consultei um médico antes para garantir, não sou boba.

Nos navios eles dão patches ou algum comprimido se você não tiver, na primeira viagem eu pedi.

E vou te contar uma coisa, até hoje não enjoei em nenhuma viagem de navio! Foram duas viagens para Grécia, uma para as Ilhas Canárias, uma para o Alaska, uma Caribe e outra para o Norte da Europa.

Agora, tenha em mente, todos os navios balançam! Não tem jeito! Eu só viajei em navios grandes, outra coisa é a condição do mar, do deck que você está, e se a cabine está no meio ou nas pontas.

Dá para aguentar uma semana de viagem? E duas?

Isso depende do percurso, do número de paradas e de você. Não tenha preconceito, se você nunca foi, não sabe como é.

Se já viajou, depende de ter escolhido o passeio certo, do seu estilo, da companhia de navegação e de quando você foi, afinal os navios progridem. Mas, nada mais particular do que viagem.

Cada um gosta de uma coisa, do seu jeito, nós fizemos dois roteiros em seguida para Grécia, ficamos ao todo 15 dias dentro do navio, os roteiros eram diferentes e foi maravilhoso. Ficamos muito pouco tempo dentro do navio. Conhecemos muita coisa!

Fizemos outra de 15 dias para o Norte da Europa que jamais me esquecerei, conhecemos a Rússia, Finlândia, Estônia, Lituânia, Polônia, Suécia, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Alemanha, Inglaterra.

Com certeza, os percursos com diversas paradas, são mais interessantes.

Mas tem quem goste das viagens transoceânicas, com o navio atravessando o Atlântico por mais de uma semana e às vezes por mais de 45 dias, eu iria adorar, já meu marido, daria um tiro na cabeça.

navio

Quais ao os tipos de viagens?

Existem dezenas de viagens diferentes, com objetivos diferentes, em navios diferentes.

As viagens mais comuns são pequenos trajetos, de 3 a 7 dias, saindo de Miami ou Cabo Canaveral, para o Caribe, e as viagens pela Europa, que variam de uma a duas semanas.

Além delas, existem roteiros pela América Central, do Sul, Alasca, Ásia, transoceânicas, por rios, nos mais diversos períodos.

Sem falar das temáticas, para solteiros, gays, corintianos, carnaval, réveillon, gourmet, e dezenas de outras…

Cuidado para não embarcar na errada, pesquise a faixa etária do seu navio, ou você vai querer se atirar no mar!

navio

Faça suas reservas dos seus hotéis no link aqui dentro do site do Booking.com, fazendo isso, você me ajuda a manter o blog.

Qual a vantagem de viajar de navio?

Depende do tipo de cruzeiro. Pelo Caribe ou pela costa brasileira, você pode descansar, ficar na piscina, descer nas praias e relaxar. Comer quando quiser, e sair do navio se quiser!

Se a viagem for por países da Europa, mediterrâneo e Ásia, você vai aportar em uma cidade diferente por dia sem precisar fazer mala, check-in e check-out, transfer, etc. Você passeia de dia e o navio viaja à noite, é ótimo.

E qual a desvantagem?

A principal, na minha opinião, é que você conhece um monte de lugares, mas superficialmente, por isso é legal escolher o roteiro.

Quando fui para Rússia ficamos 3 noites, foi bem legal. Não dá para visitar museus por muito tempo, andar sem rumo pelas cidades, sentar num café e apreciar o vai e vem dos locais.

No caso do norte Europeu, eu adorei ter feito de navio, eu jamais teria conhecido 10 países em 15 dias e foi o suficiente. Então a desvantagem é relativa!

E as companhias de navegação, são muito diferentes?

Claro e o velho ditado vale – você recebe pelo que você paga.

Existem cruzeiros de todos os preços e estilos.

Existem as mais populares como Costa, Princess, Royal Caribbean e Carnival, as mais luxuosas como Crystal, Cunard, Regent Seven Seas, as com navios menores e/ou mais luxuosas como Oceania, Silverseas, Azamara, a mais informal, como a Norwegian.

Ou seja, achar a companhia certa para o seu bolso e gosto não é fácil!

navio

Qual a média de idade dos passageiros?

Nos navios do Caribe, em geral famílias, adolescentes, casais jovens.

Nas viagens para a Europa, de 50 anos para cima. Nas companhias mais caras, de 60 anos para mais. As vezes, bem mais!

Navios luxuosos tendem a ter passageiros mais velhos.

Navios informais como da Norwegian, tendem a ter de meia idade e crianças.  Se você gosta de convívio, socializar, isso faz diferença, se não, tanto faz.

Preciso levar terno ou vestido de noite?

Depende principalmente da companhia e do percurso. Nas mais luxuosas, sim. Nas luxuosas informais, basta não estar de jeans. Cada uma tem sua característica e política.

Pesquise bem no site de cada uma delas. Provavelmente você vai encontrar uma que te agrade, ou não.

E a comida, é boa e variada? Vou comer até explodir?

Normalmente os restaurantes são bons e alguns são realmente muito bons. Muitas companhias, hoje em dia, têm restaurantes temáticos, incluídos ou não nas diárias, o que permite variar bem.

Além deles, o tradicional salão principal apresenta diversos pratos, normalmente para o gosto mais americano. E todos têm também o buffet! E a sorveteria e a lanchonete.

Se você vai explodir de tanto comer, isso depende de seu controle, ou da falta dele. Provavelmente, vai, mas se quiser fingir que está preocupado com a silhueta, tem a academia de ginástica ou a pista de cooper no convés.

E as cabines, são muito diferentes?

Repetindo o que disse acima, você recebe pelo que você paga. Tem cabines internas, sem janelas, externas, externas com varanda, suítes, etc. Se você é daqueles que diz que hotel é só para dormir, não precisa ser caro, pare, pense e analise!

Num navio você passa mais tempo dentro do quarto, por isso ele é mais importante. Gaste o mais que puder para ficar numa cabine maior e menos claustrofóbica, e varanda é importante.

Devo sair por mim mesmo ou usar as excursões do navio?

Se você não conhece o local, vá de excursão.

Normalmente o porto é um pouco distante do centro, você não tem a moeda local para o táxi, não teve tempo para estudar o que fazer, e vai ficar feito uma barata tonta. Sem contar que você pode não saber voltar e se atrasar e perder o navio. Isso acontece, acredite!

Então, relaxe, assuma que é turista, e saia atrás do guia com o guarda-chuva amarelo, pelo menos ele sabe para onde está indo. Se você já conhece, desça por sua conta e passeie por perto a vontade.

E as opções de entretenimento?

Nos navios gigantes, com mais de 2000 passageiros, são as mais diversas. Teatro, cinema, quadras de esporte, parede de escalada, etc.

Nos navios menores, de 700 passageiros, são mais restritas. Lembre-se, que teatro, cinema, shows, são em inglês, assim, se você não sabe nem que “the book is on the table”, fica difícil.

E telefone e internet?

Fique tranquilo, a internet é ótima nos navios hoje em dia.

Qual a viagem imperdível?

Das que eu fiz, Alasca. Leia a série: Alasca, KetchicanJuneau, Homer, Parque Nacional DenaliGlacier Bay National Park and Preserve,

navio

É mais cara ou barata do que outras viagens?

Viagens de navio são muito vantajosas, já que se sabe antes de viajar quanto vai se gastar, com passeios, comida, tranfers, etc.., super indico.

Você provavelmente tem mais 15 perguntas, mas acho que com estas cobri as maiores dúvidas de quem pretende subir num navio.

Leia nossas reviews no meu painel no tripadvisor e me sigam, lá tenho mais de 300 análises de lojas, restaurantes, hotéis, etc.

Visitem nossos Instagrans @fastpassviagens e @parasemprebela e @marianofogao, onde vocês encontrarão diversas dicas legais.

Na nossa seção de gastronomia temos diversas receitas doces e salgadas e bebidas deliciosas, corre lá, basta clicar nos links.

Visitem nossos guias de hotéis nacionaisinternacionais e restaurantes, nacionais e internacionais.

Se você gostou do nosso post, cadastre-se para receber nossas newsletters na barra ao lado.

Beijos 

by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

34 pensamentos em “O que você precisa saber quando se viaja de navio”