Hoje apresentamos 20 locais que você tem que visitar na cidade de São Paulo e que contam um pouco da história da cidade.
Você já passeou nos locais históricos de São Paulo? Pois precisa, eles são lindos e muitos estão muito bem conservados.
A capital paulista foi fundada em 1554 e ainda conserva espaços e construções centenárias que contam a sua trajetória até alcançar o posto de maior metrópole do Hemisfério Sul.
Eu moro em São Paulo, e por incrível que pareça, alguns locais eu não conheço! Então, vamos lá visitar nossos locais históricos.
Em um dia conheça:
Comece sua visita pela Catedral e Praça da Sé que foi fundada 1954 em comemoração ao 4º centenário da capital e tem uma arquitetura linda, por dentro e por fora.
Em frente à Catedral, está o Marco Zero, um monumento de mármore em forma de hexágono com um mapa das estradas que partem de São Paulo e representa onde a cidade começou.
De lá, dirija-se ao ao Pateo do Collegio, datado de 1554, local emblemático onde foi realizada a cerimônia oficial de fundação da cidade. Minha dica: almoce no restaurante que fica dentro do Pateo, é uma delícia. Se não der para almoçar, tome ao menos um cappuccino.
Ao lado do Pateo do Collegio você vai encontrar o Solar da Marquesa, comprado pelo imperador Dom Pedro I em 1834, para receber a famosa Marquesa de Santos, sua amante. Ah se as paredes falassem (risos)!
De lá dirija-se à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fundada em 1890, considerada o maior centro de negociações de ações da América Latina. Já imaginaram o que acontece por lá todos os dias? Nem quero pensar, meu Deus, que sufoco!
Dica: eles tem visitas guiadas e com certeza deve ser interessante, consulte o site da Bovespa e saiba tudo.
Num outro dia:
Comece o dia visitando a Rua 25 de Março! E vou te falar uma coisa, lá você vai encontrar tanta variedade de produtos que vai te deixar ficar doidinha. De roupas de uso pessoal e de cama, até todo o tipo de enfeites e brinquedos, tudo a preços populares, um delírio.
A rua remete ao ano 1825, data de seu surgimento, quando imigrantes árabes abriram as primeiras lojas no local. Além disso, o nome faz alusão à data da criação da primeira constituição brasileira, outorgada pelo imperador D. Pedro I. Como dizia minha sogra: “Vambora para Twenty & Five?”.
Na hora do almoço,vá comer um pastel ou um delicioso sanduíche de mortadela no Mercado Municipal de São Paulo, também conhecido carinhosamente como Mercadão.
Ele foi fundado em 1933 e é o maior centro de distribuição de frutas, verduras e cereais de São Paulo. Como eu adoro passear em mercados, eu tenho um post completo sobre ele.
Num outro dia:
Visite o maravilhoso Mosteiro de São Bento, construído em 1598. Ele faz referência aos beneditinos que chegaram à cidade neste ano. Em 1634, foi criada a Abadia e a capela foi dedicada a São Bento.
Foi nele que o Papa Bento XVI ficou hospedado durante sua visita ao país. Minha dica, o Mosteiro é lindo, mas a padaria, é enlouquecedora, lá você encontra pães, bolos, geleias, mel e muito mais!
Agora, se você não pode ir até lá, pelo menos visite a loja on line. Adivinhe o que eu fiz? Enquanto eu fazia essa reportagem, eu comprei mel, o kit de mini bolos degustação e bombons de trufas, tudo delicioso, com certeza cada semana comprarei um item diferente, eu amei mesmo!
No último domingo de cada mês o Mosteiro serve um brunch dos Deuses!
Se sobrar tempo, conheça a Academia de Direito que fica no Largo São Francisco. Ela foi fundada em 11 de agosto 1827 pelo Imperador D. Pedro I. Ela foi responsável por formar figuras públicas importantes, que protagonizaram movimentos que marcaram a história do país, como as Diretas Já e vale a pena ser visitada.
Em outro dia, comece cedo, pegue o carro e dirija-se ao Vale do Anhangabaú criado em 1910. Até a data de independência do país (1822), a área era uma chácara de propriedade do Barão de Itapetininga, onde os moradores vendiam chá e agrião. Para chegar ao outro lado do morro era preciso atravessar a Ponte de Lorena, que em 1855 se transformou na Rua Formosa. A urbanização veio com o projeto de construção do Viaduto do Chá, em 1877.
Aproveite e visite o Edifício Martinelli, inaugurado em 1929, idealizado pelo italiano Giuseppe Martinelli, e foi o primeiro arranha céu da América Latina. O Edifício está localizado entre as ruas São Bento, a famosa Avenida São João e a Rua Libero Badaró.
E conheça também a Estação Júlio Prestes, construída em 1938, importante via para o transporte dos produtos da indústria cafeeira. O nome faz alusão ao ex-presidente do Brasil, Júlio Prestes. Hoje, ela abriga a sede da Secretaria de Cultura de São Paulo e a Sala São Paulo.
Num fim de semana programe-se e conheça:
A Estação da Luz erguida em 1901, tem sua estrutura inspirada na Abadia de Westminster, de Londres. Por ela, passaram figuras ilustres e os imigrantes que chegaram à cidade no século XX. Eu já viajei de trem e me lembro bem da emoção de fazer o passeio, o máximo. Posso imaginar as mulheres com vestidos longos e os homens com chapéu e cartola, passeando por lá, ai que luxo!
Ao lado da estação você encontra a maravilhosa Pinacoteca de São Paulo. Nela existe um acervo permanente com várias obras famosas e recebe exposições especiais muito concorridas. Vale a pena conhecer.
Outros passeios legais:
Conheça a Av. Paulista, inaugurada em 1891, local onde os barões do café – ouro negro que movimentou a economia brasileira no século XIX – construíram suas mansões. Algumas dessas construções foram consideradas Patrimônios Históricos, como a residência de Joaquim Franco de Mello construída em 1905 (fica no número 1919 da Avenida) e a Casa das Rosas, que era a casa de Ernesto Dias de Castro, com a primeira construção datada em 1935. (fica no número 37).
E para terminar, na região do bairro do Ibirapuera, temos dois passeios interessantes também:
Num sábado ou domingo de sol, passe o dia no Parque do Ibirapuera, criado em 1954, ano em que se comemorou os 400 anos da cidade de São Paulo. Hoje o parque é o mais movimentado da cidade, tem diversos museus projetados por Oscar Niemeyer e recebe todos os dias milhares de paulistanos interessados em uma vida mais saudável, aproveite e conheça o Monumento das Bandeiras, provavelmente o símbolo mais conhecido da cidade.
E não esqueça, pertinho do Monumento, você vai encontrar o Obelisco do Ibirapuera, criado em 1932, também conhecido como Obelisco Mausoléu. Lá você recordará a Revolução Constitucionalista. O monumento foi inaugurado em 1955 e guarda os corpos de alguns dos combatentes. O nome da Avenida também faz referência à data que marca a morte dos quatro estudantes (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo).
Viu como tem coisa para visitar em São Paulo?
Quer saber mais sobre São Paulo? Visite http://www.spturis.com.
Agora, é só começar a visitar os nossos lindos marcos históricos, divirta-se!
Faça suas reservas no Booking.com aqui mesmo e me ajude a manter o blog. Proteja suas bagagens com os lacres Sealbag e reserve seu carro com as melhores tarifas do mercado no Rentcars.com.
E não esqueça de jeito nenhum, se você vai viajar faça um seguro viagem aqui mesmo!
Visite nosso instagram, lá damos pequenas dicas imperdíveis. Use nas suas fotos do Instagram #fastpassviagens, e #lux_guest_FPV e concorra a prêmios.
Se você gostou da nossa reportagem, cadastre-se para receber nossas publicações na sua caixa de e-mail e FIQUE ATUALIZADO é super rápido. Faça isso, eu vou adorar ver que você gostou do meu site!
Beijos
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google
Fotos: Wikepedia