Hoje, dia 25 de dezembro, é realmente uma data importante para mim, por isso resolvi contar um pouco sobre a vida de Jesus.
Este post está ilustrado com fotos da minha viagem a Israel onde visitamos os locais sagrados onde ocorreram as passagens da vida de Jesus. Eles estão espalhados por Jerusalém, em Israel e Belém, na Palestina. Os conflitos seculares não cessaram, se antes eram romanos e cristãos, agora são judeus e palestinos.
Conhecer os lugares sagrados envolve atravessar o muro que separa Jerusalém de Belém. Todos os lugares são disputados por cristãos, muçulmanos e judeus. Alguns por diferentes ramos de cada igreja, como a Basílica da Natividade, que pertence à Igreja Ortodoxa, Igreja Armênia e à Igreja Católica. E às vezes elas brigam entre si por disputas na Basílica!
Toda essa confusão está contida numa área de 70 km de largura por 300 de comprimento, menor que o estado do Rio de Janeiro!
Mas, voltando ao assunto, para saber toda a história precisamos visitar três países, Jordânia, Israel e a Palestina.Segundo o Novo Testamento, Jesus nasceu em Belém, uma cidadezinha localizada oito quilômetros ao sul de Jerusalém, era filho do carpinteiro José e de uma jovem chamada Maria, que o concebeu sem perder sua virgindade.
Os evangelhos de Lucas e Mateus afirmam que Jesus nasceu “perto do fim do reino de Herodes”. O texto de Lucas afirma que a anunciação aconteceu em Nazaré, onde José e Maria viviam, mas eles foram obrigados a viajar até Belém.
Hoje, o que se sabe de concreto sobre Jesus é que ele nasceu na Palestina, provavelmente no ano 6 a.C., ao final do reinado de Herodes Antíbas.
As fotos abaixo são da Igreja da Natividade na Palestina, aonde pudemos visitar a manjedoura e ver no chão a Estrela de Davi, que indicava que o Salvador havia nascido. Tudo nela é diferente, o ar, o cheiro, as luzes, as preces que lá são ouvidas, e a expressão no rosto de quem a está visitando. Uma verdadeira multidão aguarda para descer e poder ver o local onde o Menino Jesus nasceu. Demora um pouco, mas vale cada segundo.Para se chegar lá, descemos por uma estreita e movimentada escada. O local é bem cheio, mas a paz é imensa.E quando finalmente chegamos à manjedoura ficou muito difícil segurar a emoção. É fantástico.Agora vamos saber um pouco da vida de Jesus. Segundo nosso guia, um palestino cristão, Jesus teve duas irmãs e quatro irmãos: Tiago, Judas, José e Simão.
A Bíblia não fala quase nada sobre a infância e a adolescência de Jesus, com exceção de uma passagem em que, aos 12 anos, numa visita ao Templo de Jerusalém durante a Páscoa, seus pais o encontram discutindo teologia com os sábios nas escadarias do templo do monte. É quase certo, porém, que ele cresceu em Nazaré.
Jesus falava certamente o aramaico, a língua corrente da Palestina e, provavelmente, entendia o hebreu por ter tomado lições na sinagoga e por ler a Torá. Segundo o que nos falaram, o menino Jesus era travesso, capaz de dar vida a figuras de barro para impressionar os colegas.
Aos 30 anos, Jesus se fez batizar por João Batista nas margens do rio Jordão. Segundo a Bíblia, durante o batismo, João reconhece Jesus como o Messias. Há registros históricos da existência de João Batista.Decidido a cumprir sua missão na terra, Jesus dirigiu-se então para a Galiléia, onde recrutou seus primeiros discípulos entre os pescadores do lago Tiberíades. Passou a viver com seus primeiros seguidores em Cafarnaum, cidade de pescadores próxima do lago de Tiberíades.
Por dois anos Jesus pregou pela Galiléia, Judéia e em Jerusalém, proferindo sermões e contando parábolas. Segundo a Bíblia, realizou 31 milagres, incluindo 17 curas e seis exorcismos. Alguns dos mais famosos são a ressurreição de Lázaro, a transformação de água em vinho e a multiplicação dos peixes.
Depois de viajar por quase toda a Palestina, Jesus parte para cumprir seu destino. Durante a semana da Páscoa, o principal evento religioso do calendário judeu, Jesus entra em Jerusalém montado num burro e atravessando a Porta Maravilhosa.
Esse foi, certamente, um ato deliberado de provocação aos sacerdotes do Templo e à elite judaica. Jesus faz exatamente o que o profeta Zacarias afirmava na Torá que o messias faria ao chegar.
Na quinta-feira, percebendo que o cerco apertava, os apóstolos celebram com Jesus a última ceia. Durante a ceia, Judas levanta-se para trair seu mestre – ou, como alguns sugerem, para cumprir uma ordem dada pelo próprio Jesus. A captura acontece no Jardim do Getsêmani, onde Jesus e seus discípulos descansavam no caminho para Betânia, onde ficariam hospedados.Levado para o Sinédrio, o Conselho dos Sacerdotes do Templo, Jesus reafirma sua missão divina e é condenado. Existem provas da denúncia de Caifás a Pilatos.
Na manhã de sexta-feira, na residência do prefeito Pôncio Pilatos, Jesus é condenado à morte. Ele atravessa as ruas de Jerusalém carregando sua própria cruz e é crucificado entre dois ladrões. Este caminho que Jesus percorreu é chamado de Via Crusis ou Via Dolorosa.E finalmente, no morro do Calvário, localizado ao lado de uma pedreira, Jesus foi crucificado. E aqui estou eu, nesta igreja lindíssima que foi erguida no local e que é chamada Igreja da Ressurreição.
Onde é possível passar a mão aonde a cruz de Jesus foi fixada, rezar ao lado da pedra onde ele foi ungido e finalmente entrar no túmulo, orar e acender uma vela.Feliz Natal, que o dia de todos seja abençoado!
Leiam também, Minha História de Natal.
Beijos
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google
12 pensamentos em “A História de Jesus”
Que maravilha esse post!! Quero poder conhecer um dia esses lugares!!
Karla, você precisa visitar mesmo! Fico muito contente que gosto, muito obrigado. bjs mil
QUE BELA OPORTUNIDADE, ESTAR ONDE O MESTRE ESTEVE, CREIO Q É UM SENTIMENTO INDIZÍVEL MESMO! P ARABÉNS!
Célia o lugar é linda e a emoção incrível, obrigado por sua visita. 🙂
Obrigado Célia, volte sempre. Feliz Ano Novo!
Olá Maria do Carmo, td bem?
Estou adorando suas viagens! Tenho desejo de ir a Israel agora em Abril e estou pesquisando. Por qual agencia você foi? Um abraço. Hélvia
Eu fui pela Designer Tours, que eu adoro usar quando vou para países exóticos. Obrigado por me visitar. beijos
Muito obrigada querida!! Não consegui responder no mesmo comentário… apanhei disto aqui! hahahah
Grande beijo! E parabéns pelo blog!
Imagine querida, venha me visitar sempre. Muito obrigado. bjs mil
Eu novamente, curtindo….delícia! Se Deus permitir um dia quero estar lá.
Célia, amém! Um dia vai estar. beijos