Avignon está situada a 684 km de Paris e 80 km de Aix-em-Provence, ela é uma linda cidade medieval, com o maior castelo gótico do mundo, o Palácio dos Papas.
Ela é a capital do departamento de Vaucluse, possui 95.000 habitantes, sendo que 12.000 vivem no centro histórico. É considerada pela UNESCO um Word Heritage Site.
Foi fundada por gauleses e dominada pelos romanos.
A cidade foi ocupada por diversos povos, ficou independente durante vários períodos, e foi finalmente anexada à França em 1791.
A região é famosa por seus limões, tomates, vinho, trufas e temperos, fiquei maluca com tudo o que vi.
Em julho, o Festival d’Avignon apresenta peças, concertos e dança, sendo considerado um dos melhores da França.
A principal atração da cidade é o Palácio dos Papas, construído no século XIV, sede de papas e antipapas de 1309 a 1423.
Tudo começou com o Papa Clement V que estabeleceu sua residência lá em 1309 e foi seguido por mais 6 Papas que lá moraram, os quais procuravam se distanciar da influência de poderosas famílias que brigavam para influenciar a Igreja.
É claro que isso provocou ciúmes em Roma e provocou uma Cisma onde, por 20 anos, haviam 2 Papas, um em Avignon e outro em Roma. Alíás, só para complicar, foi eleito um terceiro Papa em Pisa nessa época. Toda essa confusão gerou grande sentimento anti papa e foi o início da Reforma Protestante no Século XVI.
Bom, chega de história de Papas.
Outra atração é a Catedral Notre Dame des Doms.
As Muralhas que envolvem o centro histórico, construídas como fortificação pelos diversos Papas, pontilhadas por torres e diversos portões são visita obrigatória.
A Ponte de St-Bénézet e a pequena capela são um dos símbolos românticos da cidade. Da ponte sobraram somente 4 pilares, e pode ser visitada descendo por ruelas do centro histórico em direção ao rio. Ela é o tema de uma canção infantis muito conhecida na França.
O Musée du Petit Palais, na mesma praça do Palácio dos Papas, tem uma bela coleção de pinturas Renacentistas
Como curiosidade, Jean Alesi, o corredor de Fórmula 1, nasceu em Avignon.
Perto de Avignon, não deixe de visitar a Pont du Gard, um magnífica obra romana, parte ponte, parte aqueduto, magnificamente preservada. Imperdível!
Mas sobre a ponte a gente conta mais na próxima quarta-feira! Aguardem!
Leiam também:
Beijos
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google
9 pensamentos em “Avignon – Provence – França”
Querida,
Amei a sua postagem! Morro de vontade de conhecer essa região. É incrível como o patrimônio é bem preservado nessa região da Europa. Eu fiquei muito curiosa para saber mais sobre esse museu renascentista.
Adoro o blog e sempre passo por aqui ou pelo face para ver as matérias.
Beijinhos.
Cris.
–
http://www.viagemdigital.com.br/
Que bom, fico tão feliz que você gostou da reportagem. O local é incrível. Logo mais falo deste museu. combinado. bjs
Que lugar lindo Maria do Carmo, adoro castelos e construções góticas !
Ainda não tive o prazer de conhecer a França, mas minha tia sempre me disse que as cidadezinhas são bem mais charmosas do que Paris, por isso tenho uma vontade enorme de ir para França mas para conhecer essas cidades´além de Paris…
Bjssss !!!!
Oi!!
Adorei suas pastagem! Amo a Provance. Fui em 2011 , estou querendo voltar em julho com meu sobrinho que tem 17 anos, mas para me sentir mais segura, gostaria de ir em excursão, vc indica alguma agencia que faca excursões nesta região?
Um abraço
Jane, obrigado, se quiser teremos o maior prazer de ver para você. Envie um e-mail para heloisa@lactur.com.br. beijos
Bom dia, Maria do Carmo.
Estaremos em Avignon de 04 a 07/07/2013. E necessário adquirir ingressos para assistir o Festival? Você saberia informar como posso comprar os ingressos aqui no Brasil? Abracos
Querida Cyntia, pesquisei até agora aonde você poderia ocmprar antecipadamente os ingressos e só achei o seguinte site http://www.festival-avignon.com/en/, aqui no Brasil desconheço quem venda. Qualquer outras dúvida me chame querida. beijos
Obrigada Maria do Carmo, valeu a informação, se tiver mais dicas para esta região, restaurantes, passeios interessantes etc, te agradeço. Bjos Cyntia