Bacalhau crocante com cebola roxa e molho bechamél

Nossa a Páscoa chegou tão rápido. Parece que foi ontem que estava fazendo um post sobre ela, incrível, o tempo voa.

Enfim, hoje resolvi dar uma receita de Bacalhau, afinal é o prato tradicional da data e como amanhã tem varejão e mercado, ainda dá tempo de você fazer um domingo.

bacalhau

Segundo o que pesquisei, e tem várias teorias sobre o assunto, a tradição de comer bacalhau na Páscoa, vem da época que os Portugueses vieram para o Brasil, principalmente depois da chegada da Família Real por aqui.

Os portugueses eram muito católicos e a igreja não permitia o consumo de carnes vermelhas durante a Quaresma. Como todo mundo sabe, eles adoram bacalhau, assim este era o principal prato que eles comiam na Pascoa. Antigamente o bacalhau não era caro, podendo ser consumido por todos, e essa tradição também  se firmou por aqui.

A receita de hoje é da nossa colaboradora Maria Sylvia Bergamo, que faz um trabalho incrível capacitando nossas cozinheiras.

Bacalhau crocante com cebola roxa e molho bechamél

bacalhau1

Ingredientes:

(Serve 4 pessoas)

1kg de lombo de bacalhau , porcionado 250g por pessoa.

4 fatias de cebola roxa grossas

Folhilhas de tomilho fresco

4 dentes de alho com a casca

Azeite de oliva q.b. (quanto baste)

Sal à gosto

Leite aromatizado com cebola piquet

1 bowl (cumbuca) de gremolata

 Pré preparos:

Leite aromatizado com cebola piquet

1litro de leite semi desnatado

Metade de 1 cebola espetada com 2 cravos e 1 folha de louro

Colocar para ferver o leite com a cebola piquet, após levantar fervura, abaixar o fogo e deixar cozinhando por aproximadamente 20 min. Retirar a cebola juntamente com a nata formada. Reservar quente.

Gremolata:

Levar ao processador fatias de pão de forma sem casca, juntamente com ½ dente de alho sem a raiz  folhinhas de to milho, alecrim , azeite de oliva , sal e zester (casca ralada) de limão siciliano, para bater. Fica uma farofinha crua deliciosa. Perfeito para fazer crosta e gratinar ao forno.

Modo de fazer o Bacalhau:

Levar as porções de Bacalhau (uma a uma) ao leite com o fogo baixo, para pré cozer os lombos, que deverão estar dessalgados e abafados. Retirar  e reservar, não dispensar o leite agora aromatizado de cebola piquet e bacalhau.

Em uma refratária colocar bastante azeite de oliva, deitar as fatias de cebola roxa lado à lado, em cima de cada uma o bacalhau . Pegar a gremolata e cobrir cada lombo de bacalhau, fazendo uma crosta, finalizar com um dente de alho com sua casca em cima de cada lombo, regar com o azeite do próprio refratário. Levar ao forno para terminar de cozinhar e gratinar.

Com o leite aromatizado fazer um Bechamél para acompanhar o bacalhau.

Relembrando: Pirex com azeite, com rodelas grossas de cebola roxa, em cima o bacalhau com a crosta e cada um com seu dente de alho, com a casca e enfeitar com folhinhas de tomilho, simplesmente divino!

Bechamél:

Fazer um roux de 40g de farinha de trigo e 40g manteiga fresca sem sal. Primeiro deixar derreter a manteiga em seguida colocar em forma de chuva a farinha, deixar dourar levemente. Em seguida acrescentar o leite aromatizado e coado, mexendo fora do fogo vigorosamente com um fouet (batedor de arame) se empelotar não ficar triste, leve ao liquidificador e pronto! Voltar o creme à panela para dar o ponto.

Finalizar com sal e noz moscada ralada na hora. Para dar um toque praiano deixar o bechamel mais grosso e afinar com leite de coco. Fica deliciosos e delicado.

Comprem e façam, eu já fiz aqui em casa e é uma delícia!

Leia também:

Tapas de Presunto Pata Negra e Bacalhau

Bacalhau à Gomes de Sá

Beijos

by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google

Fonte: O Avental – Maria Sylvia Bergamo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.