Baião de Dois by Maria Sylvia Bergamo

Temos novamente como colocaboradora a nossa querida Maria Sylvia Bergamo de O Avental – Capacitação de Cozinheiras e ela vai nos contar um pouco sobre a cozinha do Rio Grande do Norte, que faz parte da região nordeste deste nosso lindo país.

Olá amigos do Fast Pass, aqui estou novamente para contar um pouco sobre a história da culinária nortista.

A culinária do norte do nosso país está entre o rústico e o refinado. Na verdade é dividida entre a sertaneja,  litorânea, baiana e  maranhense. Todas com suas características próprias, marcantes e que delicadamente se misturam.

Para você ter uma idéia, é muito fácil encontrar o queijo de coalho, aquele que não talha naturalmente, em todas as capitais do nordeste, porém, a região de Seridó, no Rio Grande do Norte, é lendária pelo sabor dos seus queijos produzidos nos arredores da cidade de Caicó. O ingrediente que dá personalidade ao clássico Baião de Dois, o queijo de coalho, é encontrado nesta cidade.

Já a carne seca, que é uma forma de conservação da carne fresca, também encontramos em todas as capitais nordestinas. Ela é uma influência sertaneja na culinária litorânea. O mais interessante é que certos preparos vão ganhando personalidade e características próprias, conforme entramos em determinada capital.  Temos as Peixadas, Moquecas, Baião de Dois, Paçoca de Carne Seca, os Cozidos, que são pratos típicos da região nordestina e que cada capital apresenta da sua forma.

Segundo a Wikipédia:

” O termo baião, que deu origem ao nome do prato, designa uma dança típica do nordeste, por sua vez derivada de uma forma de lundu, chamada “baiano”. A origem do termo ganhou popularidade com a música Baião de Dois, parceria do compositor cearense Humberto Teixeira com o “Rei do Baião”, o pernambucano Luís Gonzaga, na metade do século XX.

A origem cearense do prato é atestada também pelo folclorista Câmara Cascudo, citando como referência a obra de 1940, Liceu Cearense, de Gustavo Barroso.

O baião, por ser uma mistura de dois elementos da culinária brasileira apreciados e de fácil acesso, o arroz e o feijão, é muito comum em áreas rurais do Nordeste. É possível perceber que ele é feito principalmete à noite para que seja aproveitado o restante do feijão cozido durante o dia.” 

Baião de Dois

baiao-a
Baião de Dois

 

Ingredientes

2 xic. de chá de feijão de corda
1 xic. de chá de arroz tipo agulhinha
4 dentes de alho pilados sem a raiz
1/2 cebola média picadinha
2 folhas de louro
200g de carne seca dessalgada, cortada em cubos e frita
1 prato raso de queijo de coalho em cubos
sal, pimenta biquinho ou dedo de moça q.b. (quanto baste)
coentro picado para finalizar

Modo de fazer
Colocar o feijão para cozinhar, dica: dispensar a primeira fervida do feijão, aquela espuminha que se forma, fica mais digestivo. Aí é só colocar água quente e começar seu cozimento. Lavar o arroz e deixar secando. Depois do feijão cozido, temperar com alho,sal e louro, deixar pegar gosto, dica: deixar com bastante caldo. Em uma panela à parte fritar o arroz em cebola e em seguida agregar ao feijão caudaloso. Ir mexendo  até o cozimento final do arroz. A partir daí é só colocar a carne seca, o queijo coalho, acertar o sal e pimenta, finalizar com o coentro picadinho!

Paçoca de carne Seca com Purê de Banana da Terra

pacoca-com-carne-seca
Paçoca

Ingredientes para a Paçoca

500g de carne seca dessalgada e moida
farinha de mandioca à gosto
3 dentes de alho pilados sem a raíz
1 cebola roxa grande picadinha
sal e pimenta biquinho ou dedo de moça  à gosto
azeite de oliva q.b. (quanto baste)
coentro picado

Modo de fazer
Em uma frigideira alta, dourar o alho no azeite, em seguida acrescentar a carne seca, quando estiver bem fritinha, colocar a cebola, deixar pegar gosto, acertar o sal e a pimenta. Agregar a farinha de mandioca em chuva, ir mexendo até perceber que esta ficando douradinha. Se necessário  colocar mais um pouco de azeite, finalizar com coentro picado.

Purê de banana da Terra com Cardamomo

4 bananas da terra maduras – Dica: banana da terra está no ponto quando fica bem madura.
creme de leite fresco q.b. (quanto baste)
sal à gosto
1 colher de sopa de manteiga fresca sem sal
algumas (poucas) semente de cardamomo – dica: usamos apenas o seu conteúdo e com parcimônia, pois tem muita personalidade.

Modo de fazer

Colocar as bananas para assar no forno , com casca e tudo. Quando estiverem pretinhas e cozidas, retirar as cascas e levar ao processador ou liquidificador, bater e ir colocando o creme de leite fresco(apenas para aveludar), a manteiga, até perceber que ficou um purê cremoso, finalizar com um tico de sal e o cardamomo.

baiao-b
Baião

Ficou com dúvidas, deixe seu recado que eu lhe respondo, fique tranquilo!

Reportagem e Fotos: Maria Sylvia Bergamo
O Avental – Capacitação de Cozinheiras
www.oavental.com.br

Espero que gostem!

by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.