Que tal conhecermos a cidade de Dijon na França?
Situada a 312 km ao sul de Paris e 320 ao norte de Lyon, Dijon é a capital da Borgonha.A temperatura média no inverno varia de -1 a 4 graus Celsius, e no verão de 15 a 25 graus, agradável não é?
A região é mais conhecida pela sua famosa mostarda, mas os vinhos e a culinária também merecem destaque.A cidade mescla uma parte moderna com o centro histórico muito bem restaurado, e possui alguns prédios muito bonitos nos estilos gótico e renascentista.Os telhados de telhas de cerâmicas coloridas diferenciam a arquitetura da cidade, constituída de prédios do século XVII, ou anteriores.A região foi inicialmente ocupada pelos romanos, mas foi a partir do século XI que adquiriu grande importância econômica, principalmente com os Duques da Borgonha.
Até o século XV, Dijon era um importante centro de poder, e com isso as artes, escolas e o desenvolvimento científico floresceram.As atrações principais da cidade, além da bela arquitetura do seu centro histórico, são a Igreja de Notre Dame e o Palácio Ducal.
O Palácio, além de ser a sede da prefeitura, possui o Museu de Belas Artes de Dijon, e mostra pinturas europeias, salas e artefatos do tempo dos Duques.
Curiosidades:
Apesar de ser conhecida pela mostrada, 90% das sementes usadas na produção desse condimento vem do Canadá, e grande parte é fabricada fora da cidade, apesar de receber o nome de mostarda de Dijon.
A região também produz o licor creme de cassis, usado em diversas receitas de drinks e doces. Um exemplo de sobremesa, é creme de mamão com cassis, que eu adoro.
Em Dijon nasceu Gustafe Eiffel, em 1832. engenheiro civil, que foi responsável por importantes pontes, estações de trens, e, claro, pela famosa torre. Curiosidade dentro de curiosidades, ele desenhou a estrutura da Estátua da Liberdade.
A cidade é encantadora e pitoresca, com certeza merece uma visita se você estiver na região.
Leia também:
Lyon
Paris – Catedral de Notre Dame
Pont du Gard
Beijos
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google