Foi diagnosticado no dia 28 de setembro o primeiro caso de Ebola dentro dos Estados Unidos e a noticia foi divulgada dia 30 pelo CDC.
Essa notícia não é muito animadora, principalmente para nós amantes de viajar!
Essa reportagem não é para você ficar puxando os cabelos, é para te informar sobre o que está acontecendo, combinado?
Vamos lá…
O paciente chegou a Dallas nos Estados Unidos em um voo proveniente da Libéria sem nenhum sintoma da doença no dia 20 de setembro, dia 24 apresentou os primeiros sintomas, dia 26 ele foi medicado e dia 28 foi internado e diagnosticado com Ebola. Ele já está em uma área isolada no Hospital Presbiteriano de Dallas no Texas.
Uma equipe do CDC – Controle de Controle e Prevenção dos Estados Unidos, já está fazendo uma investigação detalhada da vida do paciente, para poder monitar todas as pessoas que tiverem contato com ele por no mínimo 21 dias.
Quanto às pessoas que estavam no mesmo avião, o CDC afirmou que como o paciente não apresentava sintomas no dia, o risco de transmissão durante o voo foi praticamente zero.
Thomas Frieden, diretor do CDC, ressaltou que “algumas pessoas” podem ter sido expostas ao paciente, principalmente membros da família. “É certamente possível que alguém que tenha tido contato com esse indivíduo possa desenvolver ebola nas próximas semanas”, afirmou, durante a coletiva.
Dr. Thomas Frieden acrescentou ainda, que os hospitais dos EUA estão bem preparados para lidar com pacientes com Ebola e assegurou ao público que o vírus não deve representar a mesma ameaça nos Estados Unidos como acontece na África.
As autoridades de saúde do Texas informaram no Twitter não haver outros casos suspeitos de Ebola no momento.
Sintomas
No início, os sintomas não são específicos, o que dificulta o diagnóstico.
A doença é frequentemente caracterizada pelo início repentino de febre, fraqueza, dor muscular, dores de cabeça e inflamação na garganta. Isso é seguido por vômitos, diarreia, coceiras, deficiência nas funções hepáticas e renais e, em alguns casos, sangramento interno e externo.
O Ebola só é contagioso quando os sintomas aparecem, e isso pode demorar de 2 a 21 dias após a exposição ao vírus.
Alguns pacientes podem ainda apresentar erupções cutâneas, olhos avermelhados, soluços, dores no peito e dificuldade para respirar e engolir.
Na África existem casos de Ebola em Serra Leone, Libéria e Guiné, Nigéria e Senegal.
Para maiores informações entre no site do CDC.
Vamos ficar de olho nas notícias, afinal viajar é bom!
Beijos
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google