Hoje vou falar sobre um assunto delicado para maioria das pessoas, GORJETAS quando se está viajando!
Segundo um artigo do jornal USA Today, as pessoas já não sabem mais a quem dar ou quanto dar de gorjeta. Citando como exemplo o consultor Keith Anderson de Atlanta:
“Hoje em dia, parece que todo mundo espera gorjeta. De acordo com uma pesquisa de do jornal, 79% dos entrevistados dizem que muitos trabalhadores esperam algo a mais.”
“A raiva que você encontra sobre a gorjeta é incrível”, diz Steve Dublanica, um ex-garçom e autor de Keep the Change: A Clueless Tipper’s Quest.
O que dar e a quem, causa culpa, confusão e raiva o que fazer?
A maioria das pessoas, viajantes incluídos na pesquisa, não é avessa a que se estabeleça 20% para um bom garçom ou um par de dólares por dia para uma empregada do hotel.
Mas agora se vê pessoas que tentam dar gorjeta até para aeromoças! “Eu não sei se são viajantes não sofisticados ou o quê.”, diz Anderson. A aeromoça Sara Keagle, autor do blog theflyingpinto.com, confirma que “os passageiros tentam dar gorjeta algumas vezes. Comissários de bordo geralmente não são autorizados a aceitar gorjetas, mas se o passageiro insiste, então é ok para aceitar para evitar uma cena ou constrangimento, vocês acreditam isso, meu Deus…
Dicas:
Restaurantes: Mais e mais restaurantes dos EUA, principalmente em Miami e NY incluem uma taxa de serviço, o que não era normal. A razão declarada é que os visitantes internacionais ficam sem saber quanto dar, porque em vários países o serviço já está incluso na conta. O problema é que várias vezes não se presta atenção e dá-se mais 15% a 20%”. A mesma coisa vale para serviço de quarto de hotéis, que normalmente já incluem uma gratificação e taxa de entrega.
Hotéis: Dê $2 por mala para quem levar as malas até o seu quarto. Concierge recebe de de $10 a 20 por tickets ou reservas difíceis. Porteiros, $1 por chamar um táxi. Camareiras recebem de $2 a 5 por dia, dependendo da categoria do hotel. Motoristas de valet esperam $2.
Navios: Mais navios de cruzeiro automaticamente colocam gratificações (às vezes US $ 12 por pessoa por dia) em suas contas, em vez de depender de passageiros que entregam envelopes com gorjeta ao final da viagem
Aeroportos: Os motoristas de alguns ônibus de aeroportos competem para ajudar os passageiros que não precisam de ajuda, mas se você precisar, $1 por mala são de bom tom, o mesmo vale para carregadores de mala.
Segundo o expert em gorjeta Dublanica, que entrevistou dezenas de trabalhadores, a gorjeta é “um teste de personalidade” que expõe se você é mesquinho ou generoso. Ele também diz que “sempre facilita a sua vida quando você viaja,” assim como pagar a Cia aérea por melhor espaço para as pernas em um avião.
Lembre-se, um garçom pode receber de $ 2 a 3 por hora nos EUA ($ 2,13 é o salário mínimo federal para os trabalhadores que recebem gorjeta); uma empregada de hotel pode receber salário mínimo (US $ 7,25 por hora). Manobristas de valet parks, porteiros e outros contam com gorjetas para viver.
Este é um assunto delicado, que está longe de estar definido, mas espero que este artigo tenha sido de alguma ajuda.
Boa sorte e boa viagem!
Beijos
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google
Um pensamento em “Gorjetas durante uma viagem, elas estão ficando fora de controle?”
Fiquei tonta com as gorgetas !!! Ha,Ha,Ha!!!!!