Continuando nossa visita aos mares do norte da Europa, hoje vamos conhecer Helsink, que é a capital e maior cidade da Finlândia com 1 milhão de habitantes.
A Finlândia foi parte da Suécia até o século XIX e de 1809 até 1917 fez parte da Rússia. O país é o menos densamente povoado da Europa, com 5,4 milhões de habitantes no total. O país fala finlandês e o sueco. A cidade de Helsink foi fundada em 1550 por Gustavo I, rei da Suécia.
As temperaturas médias em janeiro e fevereiro estão próximas de -5 °C. Temperaturas inferiores a -20 °C ocorrem normalmente apenas por uma semana ou duas. No entanto, devido à latitude, o dia dura menos de seis horas no inverno, eles dizem que é terrível. A média da temperatura máxima em junho e em agosto está entre 19 e 21 °C, é frio mesmo no verão. A temperatura mais alta registrada no centro da cidade foi de 31,6 °C em 18 de julho de 1945, e a menor foi -34,3 °C, em 10 de janeiro de 1987.
Os meios de transporte mais usados na cidade são os bondes e as bicicletas.
Apesar de tão pequena população, a Finlândia é o berço de muitos personagens importantes. Na arquitetura, Eero Saarinen e Alvar Aalto, dois dos maiores arquitetos do século XX, Jean Sibelius, uma figura importantíssimo no mundo da música clássica, Linus Torvalds, criador do software Linux, Paavo Nurmi, um dos maiores atletas de todos os tempos, ganhador de 9 medalhas olímpicas.
A Igreja da Rocha ou Temppeliaukio é uma igreja Luterana e foi terminada em 1969. Ela foi escavada na rocha pura e suas paredes sem acabamento produzem uma acústica quase perfeita, onde são realizados diversos concertos. É uma das atrações mais populares de Helsink, com quase 500 mil visitantes por ano. Seu teto é todo de fios de cobre e vazado para permitir que a luz entre.
Durante o nosso rápido city tour pela cidade, pudemos observar que a arquitetura da cidade é realmente muito bonita, mas morar nela deve ser muito difícil devido ao clima! No dia que lá estivemos, no fim do verão deles, fazia menos de 10 graus, enquanto em São Paulo estava mais de 30 em pleno inverno.
Próxima parada St. Petersburg, Russia! Não percam!
Beijos
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google
Nenhum comentário “Helsink – Finlândia”
Show ‘ adorei !! Kiss
Bonita não é! Gostei tb! beijo
Gostei de Helsink; organizada e limpa. A igreja da Rocha é muito interessante, gostei do contraste moderno/rústico.Linda construção da última foto, é uma igreja?
Miruca, Uspenski, Catedral Ortodoxa! bj