Vocês já ouviram falar da Ilha de Tenerife?
Ela está localizada bem perto da África, bem ao largo de Marrocos, a sua área é de 7447 km² e a população, segundo o último senso em 2005, era de mais de 2.000.000 de habitantes.
Conhecemos a ilha quando estávamos num cruzeiro. Logo que aportamos, pegamos um ônibus e fomos fazer uma excursão que tinha a duração de 9hs.
Nossa primeira parada foi o Parque Nacional de Las Cañadas del Teide, aonde está localizado o Vulcão Teide, que tem uma altitude de 3718 m de altura, é o pico mais alto da Espanha, e das ilhas do Atlântico. Ele é também o terceiro maior vulcão do mundo. O Teide é um estratovulcão do tipo estromboliano (cultura inútil).
Vou explicar, calma, segundo o wikepedia, os “estratovulcões” também são chamados de “compostos”, são grandes edifícios vulcânicos com longa atividade, forma geral cônica, normalmente com uma pequena cratera no cume e flancos íngremes, construídos pela intercalação de fluxos de lava e produtos piroclásticos, emitidos por uma ou mais condutas, e que podem ser pontuados ao longo do tempo por episódios de colapsos parciais do cone.
Graças a Deus as erupções do Teide são bem antigas, e foram elas que moldaram o relevo atual de Tenerife. Há milhares de anos, existia um vulcão mais alto e maior que o Teide e em uma das erupção formou-se, por deslizamento de terras e lava, as zonas conhecidas por Cañadas del Teide. Devido a novas erupções elevou-se o vulcão de hoje, o Teide.
Só chegamos a uma altura de 2.000 m, para se subir o restante é preciso uma autorização especial do governo e pouquíssimas pessoas podem ir até o topo.
O parque é movimentadíssimo, nem posso imaginar como é no verão, já que nós fomos em janeiro que é inverno. As ilhas são muito frequentadas nesta época pelos europeus devido ao clima e proximidade da Europa.
Saindo do parque fomos almoçar na cidade de Santa Cruz de Tenerife, que é a capital, e um dos principais portos do Atlântico.
No dia que fomos, infelizmente estava bem nublado, porém, a cidade é uma graça e me pareceu bem agitada, mesmo no alto inverno.
O clima na ilha é combinação dos ventos alísios com a brisa marítima, o que produz os verões amenos mas não sufocantes e invernos temperados, com temperaturas entre os 17 ºC e os 21 ºC.
Depois do almoço fomos para cidade de La Orotava, outra cidade da ilha, aonde andamos pela cidade, visitamos casas típicas e pudemos comprar lindas toalhas e produtos típicos da ilha.
E assim terminou nosso passeio que foi ótimo, e para falar a verdade eu estava exausta!
Curiosidade: O Carnaval de Santa Cruz de Tenerife é considerado o segundo maior do mundo, perdendo somente para o Rio de Janeiro!
Beijos
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google
9 pensamentos em “Ilha Tenerife – Ilhas Canárias”
Gostei da aula de geografia! Agora já sei o que são “estratos vulcões” !hehe
Achei a ilha bem simpática e charmosa. E que vontade de conhecer a lojinha de produtos típicos! Aposto que você fez umas comprinhas por lá!!!
Que bom que gostou Maria Luiza, a ilha é linda.
Comprei sim, umas toalhas de mesa lindas e um leques maravilhosos.
Bjs
Maria do Carmo,gostei muito desta reportagem! Deve ser muito gostoso passar alguns dias nesta Ilha! Que casinhas charmosas!
Que bom que gostou, programa-se e vá conhecer vale a pena! bjs
Oi Maria do Carmo,
Adorei a reportagem!
Gostaria de passar uma semana em julho na ilha, vi que o melia tem um resort bem diferenciado (meus pais sao socios do melia club) e que a vida noturna também é bem movimentada.
Além de aproveitar a praia e visitar o Parque Nacional existem outras atividades? Qual outra cidade/destino você sugeriria ser feito em conjunto para quem pretende tirar umas férias de um semana/9 dias?
Muito obrigada!
Beijos!
Raquel,
Você vai adorar a ilha, recomendo também visitar a Ilha da Madeira, é super perto.
Leia meu post https://www.fastpassviagens.com.br/o-que-fazer-na-ilha-da-madeira-portugal/.
Infelizmente eu passei somente 1 dia em cada ilha, estava de navio, então fiz um passeio em cada ilha.
Consulte o site da Ilha de Tenerife, http://www.turismodecanarias.com/canary-islands-spain/tourism-office/tenerife-island/.
Obrigada pela visita.
Beijos
Beijão
Oi Maria do Carmo !
Vou fazer um cruzeiro que terá uma parada em Tenerife.
No porto, há oferta de excursões pela ilha ? Ou Ônibus de passeio ?
Abs
Alessandra, eu sinceramente não reparei, eu já saí do navio com o passeio comprado. Acho que deveria fazer o mesmo, pois você tem pouco tempo na ilha. Beijos