Aonde passearemos hoje? Em L’Aquila, Itália.
Situada no centro da Itália, L’Aquila é a capital da região do Abruzzo. Fica a 100 km de Roma e possui em torno de 73.000 habitantes.
“Fundada pelo imperador Frederico II, em 1230, com o nome de Áquila, tornou-se Aquila degli Abruzzi em 1861 e L’Aquila em 1939.
Para alguns pesquisadores, Áquila deveria ter sido, nas intenções do seu fundador Frederico II, a nova Jerusalém, e, segundo uma teoria recente (atribuída a Luca Ceccarelli), os edifícios mais importantes da cidade foram construídos de maneira que se repetisse o formato da constelação da Águia.” Fonte Wikipédia
Visitamos a cidade no fim da primavera, começo do verão e mesmo assim, ainda tinha neve em alguns pontos da cidade.Conhecemos a cidade antes do terremoto de 2009, que pela reportagens que vimos danificou alguns monumentos da cidade, inclusive o belo Duomo.
O terremoto de intensidade 6,3 graus deixou pelo menos 300 mortos, cerca de 1000 feridos, 15 desaparecidos e também em outras localidades próximas, como Onna.
O número de mortos foi grande, pois, cientistas italianos visitaram a cidade dias antes e afirmaram à população que o terremoto seria pequeno, esses mesmos cientistas foram condenados e presos, algum tempo depois.
Mas chega de tristeza, a cidade foi em parte reconstruída e continua valendo a pena a visita.Nela existem vários locais para serem visitados, um deles o castelo e fortaleza-espanhol do séc. XVI, onde você poderá ver o Museu Nacionale de Abruzzo .Em volta da cidade fica a cadeia de Montanhas do Gran Sasso, proporcionando bonitos passeios de carro a partir da cidade.
Dependendo de onde você estiver, para chegar a L’Aquila a estrada terá muitas curvas, previna-se, tome um remédio para não ficar enjoada e tonta, porque haja curva!Outros passeios interessantes na cidade são, a Basílica de Santa Maria de Collemaggio, onde foi coroado e sepultado o Papa Celestino V, a fonte medieval de 99 canais, Basílica renascentista de San Bernardino, Palácio Marguerita e Teatro Comunale.
Por ficar no centro da Itália, L’Aquila pode ser uma parada em viagens de carro, aproveite e conheça a região da Púglia, que é pouco visitada pelos brasileiros e que também vale a pena.
Leia também:
Alberobello
Gargano e o Parque Nacional
Beijos mil
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google