Hoje vamos passear pela França, mais precisamente na cidade de Lyon, que está localizada a 465 quilômetros de Paris, 312 quilômetros de Turim, na Itália, e 150 quilômetros de Genebra, na Suíça. Por estar mais perto da Suíça e da Itália, pode fazer parte de um delicioso “desvio” quando da passagem por um destes países, o que foi o que nós fizemos.
A história de Lyon vem de mais de 2000 atrás. Localizada entre os rios Rhône e Saône, a cidade tem rica cultura desde os romanos. O rio Saône divide a cidade, e numa de suas curvas fica encravada a cidade velha.
Apesar de ser uma cidade grande, quando considerado seus bairros periféricos, a parte turística é bem fácil de ser percorrida, inclusive, em grande parte a pé.
O ponto central da cidade é a bela Praça Bellecour, com a estátua de Louis XIV no meio. Ela fica espremida no meio dos dois rios e dali você atravessa o rio Saône pela Ponte Bonaparte e chega à Velha Lyon e seus belíssimos prédios datados da Idade Média e Renascentista. Antes uma quase favela, ela agora é local das boutiques mais charmosas, dos ateliers de artistas e deliciosos restaurantes.
Não deixe de conhecer a Igreja Primatiale St-Jean, perca-se pelas ruelas que compõem esse bairro, coma num dos muitos pequenos restaurantes, aproveite as vitrines.
Dali, rume a oeste em direção ao Monte Fourviere, onde estão diversas atrações imperdíveis e uma vista maravilhosa da cidade. Você pode ir até lá pelo funicular que sai da cidade velha.
Visite a Basilique Notre-Dame de Fourvière, toda decorada com maravilhosos mosaicos, e os jardins em volta, belíssimos.
A igreja possui dois andares, totalmente diferentes, um totalmente decorado e o outro bem austero.
Ali perto, fica também o Museu da Civilização Galo-Romana e o Teatro Romano, ambos muito interessantes. O teatro é o mais antigo da França e data de 17 AC.
Ao norte da Praça Bellecour fica a Prefeitura, num prédio com fachada desinteressante mas um interior que dizem ser belíssimo, mas que você não pode visitar! E o Musée des Beaux Arts.
Ao sul da praça fica o Musée des Arts-Décoratifs.
Fora da cidade, o Musée Français de l’Automobile Henri Malartre, que nós não visitamos, parece ser bem interessante para os aficionados por carros.
Visite a cidade, você vai gostar muito.
Beijos
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google
2 pensamentos em “Lyon, França (France)”
Minha cidade linda! Morei 4 anos em Lyon!