Com a chegada dos Dia dos Namorados, elaborei um Menu Veneziano, tudo bem típico da região.
Se você quiser comemorar em casa, é só seguir à risca! Sugestão desde o drink até à sobremesa.
Arrume tudo direitinho, compre velas, coloque uma linda mesa, faça uma bela produção.
Não esqueça, 60% do sucesso é o visual! Tudo tem que estar bem bonito.
Capriche! A compra dos alimentos, é muito importante, tudo tem de ser de primeira. A elaboração e apresentação dos pratos tem que ser divina!
Drink, entrada, prato principal e sobremesa, vamos lá, mãos a obra….
BELLINI
O drink Bellini ficou conhecido principalmente pelos famosos que passaram pelo balcão e mesas do Harry’s Bar, em Veneza, onde em 1945 Giuseppe Cipriani criou o coquetel, batizando-o com o nome Bellini três anos depois.
Muitas pessoas ilustres eram frequentatadores do bar: Ernest Hemingway, Arturo Toscanini, Charles Chaplin, Winston Churchill, Sumerset Maughan, Marcelo Mastrianni, Humphrey Bogart, Lauren Bacall, Pablo Picasso e Truman Capote, entre tantos outros! Faça o seu, aproveite!
Ingredientes 100ml prosseco de boa qualidade50ml suco de pêssego
1 gota(s) de grenadine (opcional)
2 fatias de pêssego Mode de Preparo Despeje o suco de pêssego, a champanhe gelada e o grenadine numa jarra misture tudo e depois despeje em em taças individuais altas. Sirva decorado com fatias de pêssego
CARPACCIO
Tudo começou em Veneza – 1950, quando a condessa Amália Nani Moncenigo, que estava com uma anemia severa, pediu a seu velho amigo Giuseppe Cipriani, que lhe preparasse um prato com carne crua (rica em ferro).
A exigência feita pelo médico da condessa, que tentava curá-la de uma severa anemia.Aquela não foi uma tarefa fácil, pois naquele tempo existia um grande preconceito em relação ao consumo de carnes cruas.
Entretanto, a receita acabou sendo um sucesso absoluto e recebeu esse nome por estar havendo na cidade uma exposição do pintor renascentista Vittore Carpaccio, muito conhecido por usar em todos os seus quadros luminosos tons vermelhos, lembrando a cor da carne crua. Nada deu tanto prestígio a Giuseppe quanto aquelas lâminas muito finas de carne crua!
Ingredientes1 caixa carpaccio congelado (existem boas opções no mercado) 1 peça de 50 g de parmesão de boa qualidade 1 vidro alcaparrasTorradas para acompanhar Molho Folhas de manjericão
Azeite virgem Sal a gosto Modo de Preparo Retire da embagem as carnes cruas que vem embaladas uma a uma e arrume diretamente no prato que você for servir. Coloque algumas alcaparras, as lascas de parmesão, tempere com o azeite, e o sal e decore com as folhas de manjericão. Sirva com torradas. Rendimento: 4 porcões
RISI e BISI
Tradiconal prato Veneziano, este risoto só podia ser preparado quando dos Dodges de Veneza permitam em algumas festas. Hoje você pode comer todos os dias, principalmente nos frios dias de inverno.
Ingredientes
320 g de arroz arbório
300 g de ervilhas frescas
30 g de cebola roxa picada
8 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de parmesão Grana Padano ralado
1 litro e 1/4 de caldo de legumes
2 colheres de azeite extravirgem
1/2 xícara de vinho branco seco
Sal e pimenta-do-reino branco à gosto
Modo de Preparo
1 – Em uma panela, aqueça três colheres de manteiga e uma colher de azeite. Doure metade da cebola e junte metade das ervilhas. Deixe cozinhar por cerca de dois minutos. Adicione uma concha de caldo e tempere com sal e pimenta-do-reino.
2 – Bata as ervilhas refogadas no mixer e passe-as na peneira. Reserve.3 – Em outra panela, refogue o restante da cebola da mesma forma, adicione a metade das ervilhas que faltava, coloque o arroz e deixe tostar durante dois minutos. Adicione o vinho e deixe-o evaporar em fogo alto.4 – Vá juntando, aos poucos, o caldo de legumes devidamente pré-aquecido a quase um ponto de fervura. Quando faltarem dois minutos para o final (o tempo total varia de 17 a 22 minutos), acrescente o creme de ervilhas passado.5 – Junte o restante da manteiga e o parmesão. Misture bem, coloque em pratos individuais e regue com um fio de azeite.
TIRAMISSU
É um refrescante clássico pavê italiano, cujo nome significa algo como ‘me escolha’. Antigamente, cortesãs de Veneza acreditavam que deveriam consumir o tiramisú antes que os cavalheiros chegassem, para obter energia para entretê-los durante a noite inteira, pelo menos é o que diz a lenda!
Ingredientes
6 ovos
1 xícara de açúcar
300 g de queijo mascarpone
300 ml de creme de leite fresco batido
3 pacotes de biscoito champagne
1 copo de café forte
chocolate meio amargo picado
licor amareto
Modo de Preparo
Bata as claras em neve. No final, acrescente ½ xícara de açúcar. Bata as gemas com ½ xicara de açúcar até que forme uma gemada bem branca e que dobre de volume. Junte a essa gemada o mascarpone, e bata até formar um creme denso. Em seguida, adicione as claras em neve, misturando delicadamente. Molhe levemente os biscoitos no café forte, misturado ao licor de amareto. Em um pirex, faça as camadas com os biscoitos, o creme e os pedaços de chocolate. Leve à geladeira.
Quando servir, decore com chocolate em pó ou lascas de chocolate.
Rendimento: 12 porções
Feliz dia dos Namorados!
Bom apetite!
Leia também:
Beijos
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google
4 pensamentos em “Menu Dia dos Namorados Veneziano”
Vo tentar fazer o carpaccio! Hahaha pq o resto eh mto profissnal tia! Bjs dea
Certo querida, qq dúvida ligue pra mim viu princesa. bjs