Ontem eu fiz um dos passeios que mais gosto, fui visitar e almoçar no Mercado Municipal de São Paulo e como sempre amei
Quer me ver feliz? Então me solte em um Mercado. Eu fico simplesmente fascinada, com as frutas, peixes, carnes, frutas secas, temperos, enfim, com tudo! Sentir o aroma das frutas e ver suas cores sempre me fascinou.
O nosso Mercadão como é carinhosamente chamado, está lindo e muito bem conservado. Ele foi projetado pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo em 1926, e foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933.
Os vitrais são do artista russo Conrado Sorgenicht Filho, que também fez os vitrais da Catedral da Sé e outras 300 igrejas brasileiras. No total, são 32 painéis subdivididos em 72 lindos vitrais.
O prédio é enorme e ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída às margens do rio Tamanduateí e tem mais de 1.500 funcionários. O mercado movimenta mais ou menos 350 toneladas de alimentos por dia em seus mais de 290 boxes, segundo dados do site do próprio Mercado.
Outra coisa, não fiquem preocupados, lá é super tranquilo de andar! Só não dá sopa para o azar, mantenha a bolsa fechada e fique dê olho nas suas mil sacolas.
Eu e minha cunhada paramos em diversos boxes, mas recebemos uma atenção especial, do Leandro e do Nilson, aliás, fomos muito bem tratadas em todas os boxes que entramos.
Não esqueça, leve dinheiro, porque a maioria dos boxes não aceita cartão de crédito!
O que compramos? Temperos incríveis, sal rosa, queijos, frutas secas, nozes, queijo parmesão, berinjela em conserva, etc..
Dessa vez não tinha que colocar nada em mala, então chutei o balde mesmo, caprichei!
Duro mesmo foi carregar, por toda a Vinte Cinco de Março, Ladeira do Porto Geral e no final Barão de Paranapiacaba! Afinal, eram esses os lugares que originalmente eu tinha que ir, eu só parei lá para almoçar (risos).
Aonde almoçamos, tenho certeza que estão curiosos?
No mezanino do prédio existem diversos restaurantes que servem comida fresca e super bem feita, nós almoçamos no restaurante Terra Mar.
O que? Adivinha?
Eu comi pastel de bacalhau e minha cunhada, de queijo, porque ela detesta peixe. Mas fiquem tranquilos comemos também uma salada de entrada!
Nem deu para ver tudo, frutas e verduras nem chegamos perto, porque não tínhamos como carregar, fica para próxima visita, que sinceramente espero que seja logo.
Agora, vocês vão me perguntar aonde estaciono, é difícil, tem vaga?
Olha, está super fácil, o Mercadão além das vagas da Zona Sul disponíveis dentro do próprio Mercadão e em seus arredores, tem também um bolsão de estacionamento Zona Azul na Praça São Vito e é enorme, são 300 vagas.
Não dá para dizer que não encontra vaga!
Recomendo este passeio que é bem diferente na capital de São Paulo, você almoça muito bem e de quebra leva a feira para casa!
Bom divertimento!
Beijos
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google
6 pensamentos em “Mercado Municipal de São Paulo”
Que lindo seu post, Maria do Carmo. Preciso fazer isso mais vezes, viagens e postagens de minha cidade. Abs.
Faça mesmo Fábio, sua cidade é linda. Obrigada bjs
Gorto muito do Mercado também. As fotos ficaram ótimas. Seu blog é tudo de bom! Parabéns. Ana.
Que bom que gostou Ana Silvia, volte sempre. Beijos