Hoje vou contar sobre minhas visitas no Museé D’Orsay – Paris – França.
O D’Orsay, como é carinhosamente chamado, é um museu delicioso de se visitar, ele tem o tamanho exato para você ver em uma tarde e talvez um dia inteiro se você for bem meticuloso.
O prédio do museu,era originalmente uma estação ferroviária, a Gare de Orsay e ela foi construída para o Chemin de Fer de Paris à Orléans, que significa em português, Caminho de Ferro de Paris a Orleães. Foi inaugurada em 1898, a tempo da Exposição Universal de 1900 e quem a projetou foi o arquiteto Victour Laloux.
Em 1939 deixou de ser o terminal da linha, passando a ser apenas uma estação da rede suburbana de trens. Mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, serviu de centro de correios e finalmente foi fechada a 1 de Janeiro de 1973.
Em 1977, o Governo francês decidiu transformar o espaço num museu e em 1 de Dezembro de 1986, o então Presidente da França, François Mitterrand, inaugurou o museu. Os arquitetos responsáveis pela adaptação da estação para Museu foram Renaud Bardon, Pierre Colboc e Jean-Paul Philippon.
O D’Orsay situa-se na margem esquerda do rio Sena no VII arrondissement. As coleções do museu são maravilhosas e apresentam principalmente pinturas e esculturas da arte ocidental do período compreendido entre 1848 e 1914. Vários pintores importantes tem obras ali expostas, como Van Gogh, Monet, Degas, Maurice Denis, Odilon Redon.
Você sabia que as coleções do museu vieram de três outros museus?
Verdade, os dados são do wikipédia! ..”O primeiro que cede suas obras é o Museu do Louvre, de lá vem todas as obras de artistas nascidos a partir de 1820, ou que tenham emergido do mundo da arte com a Segunda República; do Museu do Jeu de Paume, as obras impressionistas desde 1947; e do Museu de Arte Moderna de Paris, as obras mais recentes. Todas estas coleções abrangem várias vertentes das artes plásticas tais como a pintura, a escultura, a fotografia entre outras.”
Já faz um tempinho desde minha última visita, foi em 2005 a caminho do Egito!
Já está mais que na hora deu voltar para ver o que tem de novidade!
Lembre-se algumas obras do Museu D’Orsay estão visitando o Brasil em São Paulo!
IMPRESSIONISMO
QUANDO: abre em 4/8; de ter. a dom., das 10h às 22h; até 12/10
ONDE: CCBB (r. Álvares Penteado, 112, tel. 0/xx/11/3113-3651)
QUANTO: grátis
Se você não pode ir a Paris visite a mostra em São Paulo!
Beijos
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google