Natal By Karla Larissa

Hoje temos um post especial!

Quem está nos visitando é a blogueira Karla Larissa do Compartilhe Viagens, que gentilmente divide conosco a cidade aonde mora – Natal.

Nós do Fast Pass estamos super felizes de uma moradora e blogueira experiente contar detalhes de sua cidade! Que delícia!

Para os leitores do Fast Pass é uma experiência maravilhosa!

Depois de ler esta reportagem, ninguém mais vai poder dizer que não conhece Natal!

foto-1

Amigos do Fast Pass Viagens, estou muito feliz de estar aqui dividindo com vocês a minha história e da minha cidade!

Sou filha de um guia de turismo, que há mais de 15 anos tem a missão de apresentar à turistas de todo o Brasil as belezas de Natal e do Rio Grande do Norte.  Meu pai, Carlos Eduardo, ou Carlinhos como é mais conhecido, é bacharel em Turismo e Guia por verdadeira vocação.

E esse gosto dele pelo trabalho e pela cidade despertou desde cedo em mim o interesse em conhecer aqueles lugares visitados normalmente por turistas, mas na maioria das vezes desconhecidos pelos potiguares. Da mesma forma quando viajo, procuro conhecer não só lugares turísticos, mas também os frequentados pelos locais.

Pensei então, porque não preparar um roteiro, sobre a minha linda Natal que pudesse servir a turistas e natalenses?

Listei aqui junto com Carlinhos, alguns dos meus lugares preferidos na cidade e no litoral do estado que merecem ser visitados.

As fotos belíssimas que ilustram esse post são do grande fotógrafo Canindé Soares. Apenas as de Barra de Cunhaú e Baía Formosa são minhas.

Conhecendo a cidade

Sou uma apaixonada por história e prédios históricos e sempre que visito um lugar, opto por começar meu roteiro sempre conhecendo a cidade, sua história e cultura. E Natal é uma das cidades mais cosmopolitas do país com influências de vários povos, americanos e europeus (Entre 1633 a 1654, com a invasão holandesa, Natal era chamada de Nova Amsterdã). Então a minha sugestão, é que no primeiro dia na cidade se faça um “city tour”.

E já que é para começar pelo começo. O primeiro ponto é a Fortaleza dos Reis Magos, onde tudo começou!

foto-2

O melhor caminho para chegar até lá é pela Via Costeira, pois de um lado estão as praias da via, os hotéis e as praias urbanas, e do outro o Parque das Dunas. Tem gente que pensa que forte é tudo igual, mas a Fortaleza dos Reis Magos tem suas particularidades a começar pela forma, um polígono semelhante a uma estrela, por guardar um marco do descobrimento do Brasil, e principalmente pelo cenário em volta.

Eu sou suspeita em recomendar a visita, pois como disse adoro tudo relacionado à história e a Fortaleza tem muito a dizer. Mas, para quem não curte muito visitas históricas, vale a pena pelo menos fazer umas fotos do lado de fora, da Fortaleza e da paisagem em volta: as praias do Forte e da Redinha e a Ponte Newton Navarro, também chamada de Forte-Redinha.

Se tiver oportunidade, suba a Ponte e terá uma das visões mais incríveis da cidade: o Rio Potengi, as praias urbanas, as praias do litoral Norte, as dunas de Genipabú e os dois lados da cidade. A próxima parada é o Centro de Turismo de Natal. A visita vale a pena, pois o Centro funciona em um belíssimo prédio no estilo neoclássico, onde antes funcionava uma prisão. O prédio fica no alto de uma duna no bairro de Petrópolis e de lá se têm uma bela vista das praias urbanas, do rio Potengi e da Ponte Newton Navarro.

foto-3

Aproveite para almoçar no Restaurante Marenosso, que oferece deliciosos pratos regionais, e não deixe de pedir os famosos bolinhos de macaxeira recheados com carne de sol, queijo coalho e camarão, feitos caprichosamente pelas Tias Lúcia e Xica, e que são sucesso há mais de duas décadas. Para o prato principal nada mais natalense do que uma tradicional carne de sol, acompanhada com macaxeira (aipim), feijão verde e farofa d’água.

Ainda no Centro de Turismo aproveite, claro, para comprar algumas lembrancinhas do legítimo artesanato potiguar. No andar de cima do Centro, há ainda a Galeria de Arte Contemporânea.

Depois, desça para os bairros da Ribeira e Centro da Cidade para um reconhecimento histórico (Para quem curte!). Não deixe de fotografar o Teatro Alberto Maranhão, a Casa do folclorista Câmara Cascudo (aberta à visitação), o Solar Bela Vista, a Capitania das Artes, o Palácio da Cultura, a Catedral Velha e a Praça André de Albuquerque, onde há um pelourinho e a coluna capitolina (no Instituto Histórico e Geográfico).

Ao final do dia, é possível apreciar um belíssimo Pôr do Sol na Pedra do Rosário, que fica na margem do Rio Potengi. Só não dê bobeira, pois verdade seja dita, o local é esquisito e não é muito seguro. Se fizer uma parada bem rapidinha para fazer um clique, não tem problema.

foto-4

Praias e Lagoas

Quem vem a Natal, é claro, quer curtir uma praia! E mais famosa de todas elas é a Praia de Ponta Negra e o seu Morro do Careca. Reserve um dia ou pelo menos uma manhã para curtir o sol e o mar da praia, uma cerveja geladinha ou um coco verde e, obviamente, não deixe de fotografar o morro!

foto51

foto-61

As demais praias urbanas de Natal, na verdade, não são muito frequentadas pelos turistas e as mais famosas, no entanto, são praias que pertencem a municípios vizinhos: como a Praia de Genipabú, que fica em Extremoz, a 20 km do centro de Natal. E a melhor forma de conhecê-la é sem dúvida, fazendo o passeio de buggy.

O passeio de buggy dura em média 7 horas e passa, na verdade, por oito praias: Redinha, Santa Rita, Genipabú, Graçandú, Porto Mirim, Pitangui, Jacumã e Muriú; três lagoas: Lagoa de Genipabú, Lagoa de Jacumã e Lagoa de Pintangui, onde é feita a pausa para banho.

Na Lagoa de Jacumã tem umas brincadeiras legais que são o esquibunda, uma prancha, onde a pessoa desce sentada sobre as dunas, caindo na lagoa; e o aerobunda, uma espécie de tirolesa que vai de cima da duna até cair na água.

foto71

foto8

Logo no início do passeio, na praia da Redinha, tem uma parada no Aquário Natal, que possui animais de várias espécies marinhas, inclusive tubarão lixa. E é claro, que no passeio de buggy tem as manobras nas famosas dunas de Genipabú. São elas: Fim do Mundo, Túnel, Hollywood ao Sucesso, Caldeirão do Diabo e muitas outras. Também são visitadas as Dunas Douradas, onde foram gravadas as últimas cenas da novela global “O Clone”.

Dica: Todo o passeio pode ser feito sem emoção ou com emoção!

foto-9

Em Genipabú, também tem os dromedários e sempre o bugueiro dá uma paradinha para quem quer fazer o passeio ou tirar fotos.

foto-10

Atenção!  Na hora de contratar um bugueiro, verifique se ele é credenciado na Secretaria de Turismo do Estado (Setur). O passeio de buggy sai em torno de R$ 320 para até 4 pessoas.

Outra praia próxima a Natal que não pode deixar de ser visitada é Pirangi do Norte, onde está o maior Cajueiro do Mundo, com uma copa de 8,4 mil m², e de onde sai também o passeio de barco para as piscinas naturais, feito pela Marina Badauê.

foto-11

No caminho para Pirangi, na Rota do Sol, é bacana fazer uma parada no Centro de Lançamentos de Foguetes da Barreira do Inferno, construída pelos americanos 1965. A parte interna da Barreira do Inferno é aberta a visitação, mediante agendamento. Para quem não puder fazer a visita, pode fazer fotos na frente do Centro, onde há o museu aeroespacial, um foguete sonda, uma antena tríplice em espiral, e um avião Xavante, com suas devidas explicações.

A 84 km de Natal, pela BR 101 sul, a praia de Pipa é uma das mais famosas do Rio Grande do Norte e é a queridinha dos estrangeiros. A entrada é pelo município de Goianinha até o município de Tibau do Sul, que reúne complexo de praias: Praia do Madeiro, Cacimbinhas, das Minas, Afogados, Moleque, do Amor e Pipa.

foto12

Lá, são muitas as opções de passeios: passeio de lancha até a Baía dos Golfinhos, com parada para banho com os golfinhos (na Baía também dá para chegar a pé, na maré baixa, com uma caminhada pela orla de cerca de 30 min); passeio de “tratrem”, uma mistura de trator com trem, que leva até o Chapadão com mais de 50 metros de altura com uma bonita vista da Praia do Amor e a pedra que deu origem ao nome Pipa, além das falésias na horizontal e vertical; e passeio de barco pelas praias do complexo.

Para quem gosta de caminhar e não quer gastar, é possível fazer uma caminhada, de cerca de 40 min, saindo da Pipa pela beira mar até a Praia do Amor, subindo por trilhas pelas falésias com formação de pedras com características curiosas, como mapa da América do Sul.

Siga pelas dunas até chegar a Boca da Baleia, que é o atrativo principal do passeio, onde é possível fazer uma trilha sob a vegetação e descer todo o percurso feito na subida. Ao final da descida, estão as piscinas naturais, entre Pipa e a Praia do Amor.

Pipa também tem um centro comercial bastante movimentado, com muitas lojas, bares, boates e restaurantes. Mas o agito mesmo é à noite!

A gastronomia também é um dos pontos altos da praia, que conta com chefs de todo mundo e opções desde a comida regional até a internacional. Entre os locais, a mais famosa é a Help e sua cocada! Uma dica do meu pai é o restaurante Marupiara, em Cacimbinhas.

Maracajaú é um vilarejo de pescadores que está a 70 km de Natal, indo pela BR 101 norte. É lá que está o Manoa Park, um parque aquático a beira mar com toboáguas, piscinas, cascatas, hidromassagem e brinquedos aquáticos, além de estrutura de bar e restaurante.Vale à pena a visita, principalmente, para quem viaja acompanhado de crianças.

É do Manoa Park, que também sai o catamarã ou lancha até os parrachos de Maracajaú, que ficam a 7 km mar a dentro. Em alto mar, há uma plataforma com estrutura para mergulho com cilindro ou snorkell e máscara. Já fiz o com cilindro e adorei!! No mergulho é possível ver peixinhos de várias espécies, corais e outros animais marinhos. A água é cristalina, propícia para fotos subaquáticas (quem quiser, o passeio também oferece o serviço).

Barra do Cunhaú é sem dúvida uma das praias mais bonitas do estado. Há 90 km de Natal, pela BR 101 sul com entrada em Canguaretama, é o encontro do rio com o mar. É lá, onde está concentrada a maior quantidade de fazendas de viveiros de camarão do estado, sendo o RN um dos maiores produtores do país.

foto-131

O passeio de barco é praticamente obrigatório para quem visita o luar. O passeio é feito pelo rio, passando pelo mangue com parada para captura de caranguejo com as mãos, até a ilha da Restinga, onde de um lado é possível tomar banho de mar e do outro de rio.

foto-14

Barra do Cunhaú é um dos destinos preferidos de praticantes de kitesurf, onde acontece uma das etapas do Circuito Mundial.

A gastronomia de lá também é sensacional, com a mariscada na barraca do baiano ou a moqueca na barraca do Tonho. Quando tiverem lá peçam, a Banana do Tonho! Isso mesmo, é uma sobremesa deliciosa. Outro restaurante que indico é o Bela Vista, que fica no alto da cidade e tem uma das vistas mais lindas do lugar. Bem, Barra do Cunhaú é tão linda que mais tarde dedicarei um post especial a ela.

Baía Formosa, a 96 km de Natal, é o paraíso dos surfistas. É na baía, onde os cardumes de tainhas e os golfinhos se alimentam e é possível vê-los com facilidade. De lá sai também um passeio de buggy até a praia de Sagi, a última do estado, na divisa com a Paraíba, com parada para banho e visita a um parque de energia eólica. No caminho, há uma cachaçaria na beira mar, com degustação gratuita. As cachaças produzidas em Baía Forma e cidades vizinhas e são de diversos sabores.

foto-15

foto-16

De buggy, também dá para conhecer a Mata Estrela, com quase 5mil hectares de Mata Atlântica nativa e variada fauna e flora. Lá também está a Lagoa da Coca Cola, que ganhou esse nome devido a coloração escura da água, mas apesar da cor, o banho é maravilhoso e a água é limpinha, brotando do solo numa temperatura média de 26º.

Gastronomia

Listei aqui um dos melhores restaurantes da cidade, onde é possível apreciar uma boa comida regional ou internacional. Para esta lista contei com a ajuda do Diretor da Revista Deguste Gastronomia, Benício Siqueira e fotos de Rogério Vital. A maioria desses restaurantes já foi premiada pela Revista Veja Natal como o melhor no seu segmento.

Cozinha Regional

Mangai
Tábua de Carne (Via Costeira)
Casa de Taipa Tapiocaria
Âncora Caipira
 
foto-17
 

Cozinha Internacional

GuinzaCamarões Potiguar

Pizzarias

Piazzale Itália (Peça para ficar na varanda)
Páprika Cipó Brasil

Cozinha Mediterrânea

Basílicos
Neruda
Douce France

Cozinha Japonesa

TemakiLounge
Lotus Japanese Cuisine

Cozinha Francesa

La Brasserie de La Mar

Comida Portuguesa

Santa Maria

Diversão a Noite

Old Five – Para mim, um dos lugares mais sensacionais da noite de Natal. Aberto todos os dias é pouco freqüentado por turistas. O Bar e Restaurante fica na beira da praia de Ponta Negra, quase ao lado do Morro do Careca. Para chegar lá é preciso caminhar pela praia. O Restaurante conta com mesas e cadeiras na parte interna e puffs e mesinhas, com sombreiros e lanternas chinesas na areia. Música ao vivo de quarta a domingo.

Taverna Pub – Bar temático no estilo medieval. Funciona no Albergue Lua Cheia que tem uma construção semelhante a um castelo medieval. Funciona de segunda a sábado, cada dia com uma programação específica. Um dos lugares mais divertidos da cidade, ideal para quem quer dançar.

foto-19

Rasta Pé – Ideal para quem quer dançar um forró pé de serra. O Rastapé conta com cinco bares espalhados por três ambientes.

Shock Bar – Muito freqüentado pelos jovens natalenses e pouco por turistas. O Shock Bar fica no bairro de Petrópolis, um dos mais nobres da cidade, mas tem o clima de casa de praia. O bar tem atrações musicais de quinta a sábado, com vários ritmos musicais, como pop Rock, reggae, MPB, samba e forró. Foi eleito por 3 anos consecutivos, o melhor no segmento musica ao vivo na cidade pela revista Veja Natal.

Decky Bar– A casa tem quatro espaços, sendo um interno, com ar-condicionado e uma decoração com quadros e disco de vinil dos maiores astros do rock e pop rock mundial. Do deck em madeira é possível ter uma bela vista de Ponta Negra. A casa tem música ao vivo com duas ou até quatro bandas por noite, tocando pop rock e os clássicos do rock and roll.

Bem, espero que tenha apresentado bem meu estado, adorei o convite do Fast Pass e espero vocês no Compartilhe Viagens!

Foi um prazer, até a próxima amigos!

foto-20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 pensamentos em “Natal By Karla Larissa”