Hoje é dia de dica de compra e como quando se viaja o equipamento mais importante é a câmera fotográfica, saiba tudo aqui sobre as novidades do mercado.
Para nós tirar foto é um assunto sério, gostamos muito e estamos sempre lendo sobre o assunto. Há muitos anos, que vendemos nossas fotos no Shutterstok e Istockphoto.
Para mantê-los ao par do que há de novo, farei mais posts sobre o assunto, pois em tecnologia, atualidade é tudo.
Como já tinha falado no último post, a tendência hoje em dia são as câmeras chamadas ILC ou Mirrorless, que são menores em tamanho, podem trocar as lentes e possuem sensores de bom tamanho que proporcionam qualidade comparável às máquinas SLR.
Como comparação, uma Olympus pesa em torno de 350 g mais 100g da lente, enquanto uma Sony A58 pesa 500g mais 220g da lente, quase o dobro.
Se você carrega mais lentes, obviamente a diferença de peso e tamanho aumenta ainda mais, principalmente nas teleobjetivas.
Em viagens peso e tamanho são importantes, ninguém gosta de carregar quase 2 kg de equipamentos fotográficos quando passeia ou quando vai tirar foto da festa das crianças.
Do nosso último post até agora, esta tendência continua se consolidando, principalmente no Japão e na Europa, com as vendas deste tipo de câmera ganhando mercado.
Panasonic, Olympus, Sony e Fuji continuam produzindo mais e melhores câmeras e lentes.
Nikon e Canon, que não querem perder os clientes americanos fiéis às câmeras reflex, estão ficando para trás. Americanos tem mania de gostar de carros grandes, comidas em proporções gigantescas, às vezes deixando o bom senso de lado.
Dúvidas sobre os muitos termos técnicos podem ser tiradas no post: Máquinas fotográficas, existe algo novo no mercado?
Hoje falaremos sobre uma máquina da Olympus E-M10 que foi lançada há alguns meses e foi considerada por diversos sites especializados como uma máquina perfeita para viagens e o dia a dia.
Ela é a irmã mais nova e menor da E-M5 (máquina que eu uso) e foi considerada um marco pela qualidade de construção e das imagens produzidas.
Como vocês podem ver nas fotos, ela parece uma versão miniaturizada das máquinas SLR, mas quando você manuseia uma delas você vê quanto são mais leves e menores.
As câmeras da Olympus e da Panasonic usam um formato de sensor chamado micro four third, que possibilita que tanto a câmera quanto a lente sejam pequenas.
Ela cabe em qualquer bolsa de mulher ou casaco de homem quando equipada com um lente pancake, podendo ser levada para qualquer lugar e produzindo espetaculares fotos mesmo em lugares escuros.
O sensor é o mesmo da E-M1. O visor tem ótima resolução.
A tela de LCD é de bom tamanho e móvel.
Ela tem WiFi para transferir as fotos para seu celular na hora, e esse é um recurso que uso muito, assim, as fotos que posto no instagram e facebook, durante a viagem, ficam melhores ainda. O foco ultra rápido, mesmo no escuro.
Possui diversos filtros e tira fotos em HDR. Pode vir sem lente ou com a 14-42mm F3.5-5.6 EZ, que é de boa qualidade e incrivelmente pequena.
Como hoje estamos falando de Olympus, abaixo algumas opções nas linhas que eles produzem, a PEN e a OM-D.
A linha PEN parece aquelas máquinas antigas da década de 70, não tem um visor fixo, você usa a tela de LCD, e são bem pequenas.
O topo desta linha é a PEN E-P5, uma linda máquina, com o mesmo sensor da linha OM-D. A sua irmã é a E-PL5, uma câmera mais simples mas tão poderosa, que eu também tenho.
Essa linha pode receber visores externos, flashes, e toda a enorme gama de lentes Olympus, Panasonic, Leica e de outros fabricantes.
A linha OM-D tem 3 máquinas, a clássica EM-5, a topo de linha E-M1 e a caçula E-M10, todas com sensores semelhantes.
Qual máquina escolher é uma questão de gosto pessoal, tamanho do bolso e utilização, mas abaixo algumas opções:
A mais equipada e maior em tamanho é a E-M1 ($1200).
A E-M5 já é mais antiga, mas é encontrada por um bom preço ($990) e é a prova de poeira e respingos de agua.
A E-M10 é a mais nova e menor ($700).
A E-P5 é bem completa e linda ($1.000).
A E-PL5 é pequena, prática ($600).
As máquinas da Olympus são encontradas no site da Amazon, e em Nova York, na BH Photo.
Celulares tem evoluído em qualidade de imagem, mas não são páreo para uma câmera fotográfica, pois seus pequenos sensores tiram péssimas fotos internas e suas lentes fixas não permitem zoom verdadeiro.
Espere por mais posts sobre outras marcas e lentes!
Visite também nosso instagram e facebook!
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google