Paranapiacaba fica pertinho de São Paulo, em torno de uma hora do centro, e é parte do município de Santo André e nós fomos visitar.
Para quem quer um passeio de um dia, bate-e-volta, é uma excelente escolha.
Como chegar em Paranapiacaba:
Da zona sul de São Paulo até Paranapiacaba são 66k kms.
Dependendo de onde você estiver em São Paulo, os caminhos de carro podem ser diferentes.
O mais provável é ir pela Via Anchieta até Santo André e depois seguir pelas quebradas indicadas pelo Waze.
É interessante notar que a vila tem “2 lados” separados pela via férrea e que não se interligam de carro, apenas por uma passarela de pedestres.
Nós fomos até a Paranapiacaba centro histórico e paramos o carro perto das atrações. pegue a primeira entrada a esquerda – é uma estrada de terrra.
Outra opção é ir de trem, o “Expresso Turístico” que sai aos domingos.
Existem duas opções para o passageiro: embarcar às 8h30 na Estação da Luz ou às 9h00 na Estação Prefeito Celso Daniel – Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM).
O retorno é às 16h30 e sai do centro de Paranapiacaba, com parada na Estação Prefeito Celso Daniel – Santo André e depois Estação da Luz em São Paulo.
Informações no site da CPTM.
Curiosidades:
A região possui um clima mais úmido e frio do que a capital, por isso, se você for no verão, use roupas bem leves, protetor solar e óculos. Já nas demais estações, não esqueça o casaquinho.
Cultura inútil – Paranapiacaba vem do Tupy, e significa “lugar onde se vê o mar”. Os índios devem enxergar melhor do que eu, porque eu não vi mar nenhum. (risos)
O que você vai ver em Paranapiacaba:
A vila foi criada pelos ingleses que administravam a São Paulo Railway em 1862 e construíram os prédios e a ferrovia, por isso a arquitetura é bem típica.
As atrações do passeio são os prédios remanescentes da operação da ferrovia e as matas ao redor, tudo muito simples.
O estado de conservação dos prédios varia, mas em geral, o passeio vale a pena!
Existem pequenos restaurantes espalhados pela cidade, mas eu recomendo o Bar da Zilda, no caminho da passarela.
Atrações:
Os passeios mais interessantes são o Museu do Castelo, Clube União Lyra Serrano, Estação ferroviária, a passarela, o relógio e o casario da vila.
O Museu da Estação Ferroviária tem um acervo da rede ferroviária, relógios e móveis antigos. É um casarão muito bonito, de madeira, nós comemos uns petiscos lá também. (recomendo o pudim de leite que é divino.
Se você for do tipo aventureiro, então vai gostar do Parque Natural Municipal Nascentes, onde é possível percorrer 6 trilhas ladeadas de cedros, bromélias e orquídeas, além da fauna silvestre, com sanhaços, beija-flores, pica-paus, tangarás e macucos.
No mês de abril ocorre o Festival do Cambuci (fruta), com palestras, workshops, artesanatos, atrações artísticas, pratos, doces, sorvetes, suco e até cachaça!
Outros eventos, como a Convenção de Bruxas e Magos, a Festa do Padroeiro e a Feira de Artes e Antiguidades acontecem no decorrer do ano.
Visitem nossos instagrans @fastpassviagens e @parasemprebela e @marianofogao onde vocês encontrarão diversas dicas legais.
Visite meu painel no tripadvisor e me sigam, lá tenho mais de 300 análises de lojas, restaurantes, hotéis, etc.
Na nossa seção de gastronomia temos diversas receitas doces e salgadas e bebidas deliciosas, corre lá, basta clicar nos links.
Visitem nossos guias de hotéis nacionais, internacionais e restaurantes, nacionais e internacionais.
Se você gostou do nosso post, cadastre-se para receber nossas newsletters na barra ao lado.
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google
Se você gostou do nosso post, cadastre-se para receber nossas newsletters na barra ao lado.
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google