Passeio pelas ruas de Tiradentes

Continuando nossa série de posts sobre a cidade, hoje vamos fazer nosso passeio pelas ruas de Tiradentes.

Comece com um delicioso café da manhã no seu hotel, eu tomei o meu no Solar da Ponte.

Agora, coloque uma roupa e calçado bem confortável, e vamos conhecer essa cidade inebriante e colorida.

Quer reservar hotéis em Tiradentes? Faça a sua reserva no Booking clicando no link, e me ajude a manter o blog, as tarifas são ótimas.

café da manhã solar da Ponte
Solar da Ponte

Passeio pelas ruas de Tiradentes

Comece pelo Largo das Forras, de onde é possível ver o burburinho da cidade. Se não quiser andar, alugue uma das pitorescas charretes que fazem ponto no local.

De lá, suba a rua Direita em direção à matriz de Santo Antonio. A Rua Direita é a mais comercial de Tiradentes, nela você vai encontrar diversas lojas de artesanato, com bordados, cerâmica, chocolate, doces caseiros e restaurantes.

rua Direita - Tiradentes
Rua Direita

Suba devagarzinho, entrando em todas as lojas, é uma delícia, tire muitas fotos.

Rua Direita
Rua Direita

Pare ao encontrar a Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Trata-se de uma das igrejas mais antigas de Tiradentes, com data de construção de 1708. Nossa Senhora do Rosário era adorada pelos escravos e eram justamente eles que frequentavam o local. O único branco a entrar na igreja era o padre, durante a realização das missas.

Em seu interior estão presentes símbolos do catolicismo e do candomblé, representados por uma esplêndida decoração rica em ouro.

Localização: Rua Direita
Visitação: Quarta a segunda-feira, das 09h às 16h

Igreja Nossa Senhora do Rosário - Passeio pelas ruas de Tiradentes
Igreja Nossa Senhora do Rosário

Agora, no nosso passeio pelas ruas de Tiradentes, vamos conhecer um museu imperdível, o Museu de Sant’Anna.

Museu Sant’Ana

O Museu foi inaugurado no dia 19 de setembro de 2014 e está instalado na antiga Cadeia Pública da cidade de Tiradentes, que foi totalmente reformada para abrigar o museu.  O passeio é lindíssimo, as obras encantadoras.

Nele você vai encontrar mais de 300 imagens de Sant’Ana, a santa protetora dos lares e da família, bem como dos mineradores. São obras brasileiras, de várias regiões do país, eruditas e populares, dos mais variados estilos e técnicas, produzidas em sua maioria por artistas anônimos, entre os séculos XVII e XIX, em materiais diversos.

Para quem não sabe, Sant’Ana era a mãe de Nossa Senhora e seu marido era São Joaquim.

Reunidas por Angela Gutierrez ao longo de quatro décadas de buscas e pesquisas, as peças constituem um acervo sem similar no país. Doada ao Patrimônio Público e sob a gestão do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, a coleção impressiona pela beleza, originalidade e relevância.

Eu amei visitar esse museu, aprendi muito e pude apreciar a beleza e riqueza das imagens. Farei um post só deste museu mais para frente.

É claro que comprei uma Sant’Ana para mim, agora ela está protegendo o meu lar.

Localização: Rua Direita, 93
Visitação: abre todos os dias, menos terças-feiras – 10hs às 18hs e no domingo – 00 às 16:00hs

Sant'Ana - Passeio pelas ruas de Tiradentes
Museu de Sant’Ana – Sant’Ana Mestra
Museu Sant'Ana
Museu Sant’Ana

Depois de visitar o museu, rume para o Museu da Liturgia.

Museu da Liturgia

Esse museu é bem específico e dedicado totalmente ao tema litúrgico da cidade. O Museu da Liturgia é especialmente interessante para quem está em busca de material e acervo religioso.

O museu conta com um acervo de mais de 420 peças sacras dos séculos XVIII a XX, completamente restauradas, com instalações audiovisuais, terminais multimídia e um amplo programa educativo.

Possui também, um belo jardim, com lindas árvores.

Não foi nos permitido fotografar o interior.

Museu da Liturgia
Museu da Liturgia

Antes de rumar para a Matriz, almoce no Mia Restaurante e Confeitaria ou Luth Bistrô, duas ótimas opções para você conhecer a comidinha mineira.

Matriz de Santo Antônio

A Matriz de Santo Antônio, construída em 1710, é a segunda igreja em ouro do Brasil, sendo a primeira em Salvador na Bahia.

Ela é uma das mais belas construções barrocas do país. No interior da igreja há um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.

Sua fachada foi modificada em 1810 a partir de projeto encomendado por Aleijadinho e permanece muito bem conservada até hoje, com todo o esplendor do seu estilo barroco. Diga-se de passagem, a cidade inteira está linda.

Seu interior é surpreendente, todo em madeira talhada e folhada em ouro, cheio de pedras preciosas, você vai amar visitar essa igreja.

A capela-mor tem vários motivos ornamentais e belíssimas pinturas no forro e nas paredes laterais.

Dos jardins da matriz você poderá apreciar uma linda vista da cidade.

É uma pena, mas seu interior não pode ser fotografado!

Localização: Rua da Câmara
Visitação: Diariamente, das 8h às 17h

Matriz de Santo Antonio -Passeio pelas ruas de Tiradentes
Matriz de Santo Antonio

Agora desça a ladeira, e dirija-se para o Chafariz de São José.

Chafariz de São José

No início da ladeira que leva à Igreja Matriz, na antiga entrada da cidade, você vai encontrar um bonito chafariz, construído em 1749 para abastecer a então vila com água potável, também era utilizado para lavagem de roupa e para bebedouro de animais, principalmente cavalos.

O aqueduto deste chafariz foi construído pelos escravos da época, e traz a água de uma nascente que está a um quilometro de distância, o chafariz está em funcionamento até hoje.

Ele tem elementos tipicamente barrocos: pilastras, coruchéus, volutas e cruz. Nele é possível observar três carrancas esculpidas em pedra, que jorram água em um tanque único, um pequeno nicho com a imagem de São José de Botas e um brasão com as armas de Portugal.

Diz a lenda que é contada na cidade, que quem tomar a água que verte da carranca do lado direito da fonte, terá saúde. Do lado esquerdo, um grande amor. E da do centro, dinheiro. (tente beber das três para garantir) risos.

Na parte de trás do chafariz, os negros lavavam a roupa dos seus senhores.

Localização: Largo do Chafariz

Chafariz de São José - Passeio pelas ruas de Tiradentes
Chafariz de São José

Acho que por hoje chega, agora é a sua vez de fazer um passeio pelas ruas de Tiradentes.

Para ler nossos posts sobre Tiradentes, clique aqui.

Leia nossas reviews no meu painel no tripadvisor e me sigam, lá tenho mais de 300 análises de lojas, restaurantes, hotéis, etc.

Visitem nossos Instagrans @fastpassviagens e @parasemprebela e @marianofogao, onde vocês encontrarão diversas dicas legais.

Na nossa seção de gastronomia temos diversas receitas doces e salgadas e bebidas deliciosas, corre lá, basta clicar nos links.

Visitem nossos guias de hotéis nacionaisinternacionais e restaurantes, nacionais e internacionais.

Visita a convite do projeto Tiradentes Mais e Baobá Comunicação e Conteúdo.

Se você gostou do nosso post, passeio pelas ruas de Tiradentes, cadastre-se para receber nossas newsletters na barra ao lado.

by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.