Falar do Papa Bento XVI é muito gostoso para mim, pois eu estava na praça, bem perto do altar aonde foi rezada a primeira missa do seu pontificado, logo após sua eleição. Poucos achavam na época o Papa simpático, mas para mim, foi amor a primeira vista.
Achei seu sorriso muito engraçadinho e me encantei logo de cara. Ficamos mais de seis horas assistindo a sua primeira missa em abril de 2005.
Porém, hoje, dia 11 de fevereiro de 2013, infelizmente o Papa Bento XVI anunciou que renúncia ao pontificado e deixará o seu posto em 28 de fevereiro.
O Papa anunciou sua decisão hoje, em latim, durante uma assembleia de cardeais.
Bento XVI disse que deixará o cargo devido à idade avançada, por “não ter mais forças” para exercer a função.
Vejam parte do comunicado:
“Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino”, disse o papa em um surpreendente anúncio durante uma audiência para marcar as datas de canonização de três causas.
” no mundo de hoje (…), é necessário o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em de tal forma que ei de reconhecer, minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado”. ” Por esta razão, e consciente da seriedade deste ato, em completa liberdade, eu declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro”, palavras de Bento XVI.
O Papa Bento XVI fala diversas línguas, entre elas, alemão, italiano, francês, latim, inglês, castelhano, possui conhecimentos de português, lê o grego antigo e o hebraico.
É membro de várias academias científicas da Europa como a francesa Académie des sciences morales et politiques e recebeu oito doutorados honoríficos de diferentes universidades,entre elas da Universidade de Navarra.
É também cidadão honorário das comunidades de Pentling em 1987, Marktl em 1997, Traunstein em 2006 e Ratisbona em 2006. Ele também é pianista e tem preferências por Mozart e Bach.
Durante seu pontificado foi chamado de Guardião do Dogma, lutou contra o sacerdócio feminino e condenou a homossexualidade, além de ser contra a comunhão aos divorciados que voltarem a se casar.
No último ano o Vaticano teve problemas com o governo Italiano e com seu mordomo particular, o que o abateu muito, sendo eles:
O Banco do Vaticano foi acusado de práticas escusas, lavagem de dinheiro e falta de transparência, o que o colocou numa lista de instituições financeiras não confiáveis pela União Européia, e o seu presidente, Ettore Gotti Tedeschi, chegou a ser detido por autoridades italianas. O banco administra as propriedades necessárias para os trabalhos religiosos e caridade.
Já seu mordomo, responsável por cuidar do Papa, foi acusado de vazar documentos particulares do pontífice.
Agora só nos resta esperar pelo nosso novo Papa, mas antes, vamos ver algumas fotos da linda Basílica de São Pedro!