Malas roubadas ou saqueadas em aeroportos? Saiba aqui, o que fazer você deve fazer!
No dia 27 de junho de 2015 fiz check in no aeroporto de Miami em torno das 7:30 AM com destino a Guarulhos no voo 233 da cia aérea American Airlines.
Minhas 3 malas estavam com cadeado autorizado pelo TSA e lacres SealBag (foto abaixo).
Malas com lacres violados e cadeado fechado. Qual foi minha surpresa ao desembarcar no aeroporto de Guarulhos as 7:30 PM do mesmo dia?
Todas haviam sido abertas com a senha do cadeado e os lacres retirados. Duas das malas estavam com o ziper aberto, em torno de 10cm e uma outra estava com o cadeado fechado, porém, sem o lacre.
Quero deixar bem claro aqui, que adoro o SealBag, e que o mesmo me ajudou a saber que elas tinham sido violadas.
E ao contrário do que muitos pensam, tenho quase certeza que minhas malas não foram abertas aqui no Brasil, e sim no aeroporto de Miami. Aqui no Brasil, assim que cheguei na esteira, minhas malas já estavam me esperando, não teria dado tempo de fazerem a limpa que fizeram.
Ainda no terminal 3 do aeroporto de Guarulhos, solicitei ao funcionário da BMS – Gru – David Silva que olhasse as malas comigo, eu estava com muito medo e quis me certificar que não haviam drogas, armas ou qualquer outro coisa diferente colocada em minhas malas. Duas das malas estavam com os papéis do TSA, a outra não.
Logo após a conferência, o funcionário David Silva nos liberou e disse: “Vocês podem ir para casa, e caso algo esteja faltando, entrem em contato com a American Airlines.”
Chegando em casa, notei de cara que minha necessaire, que pesava 3 kilos, com todas as minhas maquiagens e cremes havia sido levada.
Uma nécessaire tem a vida de uma mulher, morri de chorar, pois tudo que havia nela era caríssimo, fora alguns itens que herdei de herança da minha avó, que já morreu, que jamais poderá ser reposto, muito triste!
Continuamos então, a olhar todas as malas, e nas 3, vários itens haviam sido retirados! Um horror, um desespero total.
Bandaid, remédios (permitidos pela anvisa), cremes, maquiagem, roupas, sapato novo, presentes de aniversário para minha filha e de casamento da sobrinha, tudo havia sido levado, um verdadeiro saque, uma violação aos meus direitos de viajante.
Comeram até biscoito Oreo que trazia para minha filha, deixando por cima da minha mala pedaços mordidos, uma afronta!
Ninguém me tira da cabeça, que o próprio funcionário que fez meu check in está metido no meio deste incidente, pois minhas malas estavam marcadas na etiqueta com uma linha azul feita a caneta por ele.
Depoimento interessante de uma passageira
Aline Aquino, quase ficou sem uma mala no aeroporto de NYC em janeiro de 2014 num avião da TAM:
“Maria do Carmo, vi o que lhe aconteceu e queria contar o que ocorreu comigo quando estava vindo de NY (JFK). Estava com 8 malas e ao despachar, um “latino”, peruano talvez, estava fazendo o meu embarque, coloquei as malas, foi passando tudo normal, até que quando acabou, ele entregou os cartões de embarque e os da malas. e falou são 7 malas, e eu na hora falei que não, que eram 8, aí começou a discussão, veio o supervisor que era brasileiro e me falou: que se a mala tivesse passado por lá ele iria encontrar, eu falei que iria chamar a polícia, enfim, toda aquela história.
Embarquei sem ter notícias da mala, mas peguei o e-mail e telefone desse supervisor porque iria ficar na cola dele.
Resumindo, pelo o que eu entendi, não tem como a mala passar sem ser registrada, é uma “quadrilha” , o atendente desliga o equipamento, para mala passar sem ser identificada”. No final a minha mala chegou 2 dias depois intacta, mas isso é uma vergonha! Passei o maior nervoso!”
O que acontece nos aeroportos pelo mundo
Nos últimos 5 anos 31.000 passageiros tiveram itens de suas malas roubados pós check point, ou no check point, por funcionários do TSA que revistam nossa mala fora de nossas vistas ou por funcionários do próprio aeroporto.
25.000 itens de valor já foram roubados de malas, totalizando 2.5 milhões de dólares nos últimos 5 anos.
530 funcionários do TSA já foram despedidos e o FBI está tentando, porém sem exito, acabar com o furto de malas nos aeroportos americanos.
Os aeroportos que lideram o ranking de roubos são, JFK International Airport, Los Angeles International Airport, Orlando International Airport e Miami International Airport.
Já no Brasil, os dados segundo o Jornal o Globo, são 11 malas são roubadas ou perdidas no Brasil inteiro por ano.
Agora vocês vão me perguntar o que fazer para se prevenir esses roubos?
Não tem, reze! Minhas malas foram abertas com o código do cadeado e chegaram intactas, eu só notei que uma delas havia sido aberta porque o Sealbag havia sido retirado, graças a Deus!
O que podemos fazer no mínimo é:
Identifique bem suas malas, coloque o SealBag, pois vai te ajudar a notar que elas foram violadas.
Coloque cadeado autorizado pelo TSA nas malas que possa ser aberto com senha e não estourado.
Embale suas malas com os plásticos vedantes, recomendo o Vedamala, afinal, temos que dificultar ao máximo!
Segundo uma leitora do nosso blog, Betina Gouveia, uma medida interessante é deixar toda a roupa do avesso e bem suja, os pares de meia separados, as coisas de banheiro nunca juntas, calcinha, cueca e sutiã, no topo da mala. Essa” bagunça total” de mala ajuda a coibir a investida do ladrão, gostei Betina, na próxima vou fazer isso.
A Anac recomenda que se faça a declaração dos bens de valor despachados junto à companhia aérea, assim, você poderá receber mais fácil a indenizações em casos de furto ou extravio.
Outra dica é mantenha o comprovante de despacho das bagagens, bem como o boarding pass.
No voo de ida, mantenha sempre pelo menos uma muda de roupa em sua bagagem de mão.
Não esqueça todos seus remédios de uso contínuo, vouchers, agendas e qualquer item eletrônico e de alto valor como joias, os quais jamais deverão sair da sua mala de mão.
Sua mala foi roubada, veja o que fazer:
Vamos lá, primeiro, quando sua bagagem não chegar, você pode se quiser notificar a cia aérea e ao seguro ainda no aeroporto, caso não dê para fazer isso, relaxe você tem 15 dias para reivindicar suas bagagens.
Eu aconselho que o façam ainda no aeroporto, é mais seguro.
Agora, se itens foram furtados de sua mala e você só notou quando chegou em casa, fique tranquilo, você tem direito a receber indenização por isso, veja:
O passageiro não perde o direito de reivindicar danos e objetos furtados ao deixar o aeroporto sem avisar o furto.
De acordo com a Anac, o viajante tem um prazo de 15 dias para reclamar de inclusive bagagens extraviadas e 7 dias para malas danificadas ou com artigos furtados.
Isso pelo menos aqui no Brasil e EUA, mas consulte a regra do país de desembarque, pois varia de país para país.
Caso a bagagem seja extraviada, a empresa tem prazo de 30 dias (voos nacionais) e 21 dias (internacionais) para entregá-la no endereço indicado pelo proprietário. Após este prazo, a companhia aérea deve indenizá-lo.
No caso de furtos e danos a objetos, além de comunicar a empresa, o passageiro deve fazer um registro de ocorrência detalhado junto à polícia.
Eu fiz uma relação detalhada dos bens que eu lembrei estarem na mala, alguns infelizmente eu só lembrei depois, e registrei a “Ocorrência” na delegacia que era mais próxima da minha casa.
Lembre-se você não precisa de modo algum ir na delegacia do aeroporto, pode ser na delegacia do seu bairro!
Consultei diversos advogados e todos me disseram a mesma coisa, não faça acordo de maneira nenhuma com a cia aérea, você tem direito de receber TUDO que foi furtado, não importa se tem nota ou não.
Caso a cia queira pagar um valor abaixo do que foi furtado, entre com uma ação e exija seus direitos, inclusive danos morais.
Isso pode ser feito no Juizado de Pequenas Causas, até 50 salários mínimos e não precisa de advogado.
Eu sei que dá trabalho, mas não podemos deixar isso acontecer de jeito nenhum, fazendo isso, com certeza o prejuízo da cia aumentará, e aí sim, elas vão ter que fazer algo para conter esses roubos.
Publiquei no facebook o que havia acontecido comigo e coloco aqui alguns depoimentos
Tarcísio Calixto: Maria Do Carmo já tive esta experiência por 2 ocasiões, a 1ª em Frankfurt, neste caso fui ressarcido pelo seguro Travel Ace o que foi muito pouco, e a cia aérea não tomou conhecimento, na 2ª com a American Airlines exatamente vindo de Miami, neste caso foi uma burocracia sem fim, tive que voltar ao aeroporto de Guarulhos 2x, preencher diversos formulários, tive que esperar a fatura do cartão, eles só me ressarciram do que estava comprovado na fatura e com as devidas notas, o que eu só tinha nota não foi pago, agora o que me resta é sempre embalar as malas com aqueles plásticos, e o que tiver maior importância vai na mala de mão, que agora é bem maior.
Ricardo Jovino: também já foi furtado em duas oportunidades. “As malas chegaram intactas e somente percebi o furto quando cheguei na minha casa. Reclamei e não adiantou nada. Desta forma fundei a empresa Vedamala, uma empresa que faz a proteção das bagagens na cidade de Orlando – EUA e fico feliz em poder ajudar as pessoas minimizando os riscos de furtos”.
Claudia Alves: quero te ajudar nisso porque também senti um desrespeito da companhia aérea por nós! Vários itens foram roubados de minha mala e eu só consegui reembolso de alguns itens pelo cartão de crédito, porque tinha comprado a passagem com ela. A American Airlines não se responsabiliza por nada, alegando que é a polícia abre a mala para averiguação de rotina. Por isso colocam um papel dizendo q a polícia q abriu. Absurdo!
Nota importante: AS CIAS ÁREAS SÃO LEGALMENTE RESPONSÁVEIS PELOS OS BENS QUE ESTÃO EM SUA CUSTÓDIA, NÃO SEJA ENGANADO!
Atualização do processo que movi contra a American Airlines
Como combinado, um ano depois atualizo esse post, hoje dia 14/04 de 2016
No começo do mês de abril 2016 recebi o meu dinheiro de volta atualizado ao câmbio do dia. Não tive nenhuma indenização por danos morais ou pessoais.
O que posso dizer de tudo isso, reclamem , procurem seus direitos, entrem com ações, uma hora isso tem que parar!
Agradeço a todos que foram muito carinhosos comigo!
Visitem nossos instagrans @fastpassviagens e @parasemprebela e @marianofogao onde vocês encontrarão diversas dicas legais.
Visite meu painel no tripadvisor e me sigam, lá tenho mais de 200 análises de lojas, restaurantes, hotéis, etc.
Na nossa seção de gastronomia temos diversas receitas doces e salgadas e bebidas deliciosas, corre lá, basta clicar nos links.
Visitem nossos guias de hotéis nacionais, internacionais e restaurantes, nacionais e internacionais.
Se você gostou do nosso post, cadastre-se para receber nossas newsletters na barra ao lado.
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google
Beijos
Post atualizado em 28/05/2019
28 pensamentos em “Roubaram itens de dentro das minhas malas, o que faço?”
Carmo, tenho uma dúvida: os lacres não podem ser rompidos pela fiscalização nos aeroportos nos EUA principalmente?
Porque eles impedem a abertura da mala, certo? E a revista é feita com a mala aberta, vide o papelzinho da segurança que colocam dentro.
Essa revista danificou algumas coisas que eu trazia de DC e NY no final do ano passado. Estava tudo encaixadinho, direitinho pra não amassar nada e deixaram uma zona.
Mô querida,
Os lacres e cadeados em caso de revista pelo TSA podem ser rompidos e até estourados por eles, infelizmente,
O que não pode acontecer é dano a seus objetos. Pelo que apurei, você pode sim, pedir indenização para cia aérea neste caso.
Beijos mil
Ahh, sim, claro, vistoriar pode, roubar não.
A minha dúvida era se esses lacres também tinham algum jeito de serem abertos pela fiscalização.
Eu acho que a vistoria deveria ser feita na frente do passageiro, junto ao check in. Abre, mostra tudo, vistoria e então lacra e põe cadeado. O policial e fiscal ficariam ali o tempo todo.
Mõ Gribel, querida, concordo plenamente com você, jamais nossas coisas poderiam ser abertas logo de nossas vistas.
O lacre pode sim ser aberto por eles, se for SealBag eles cortam e não estragam a mala.
Beijo mil
Carmo
Quando roubam item dentro da sua mala, sem violar o cadeado, dizem que não tem nada a fazer se não tiver como provar ?, qual seria procedimento
Carlos, leia o post todo e consulte um advogado, ele com certeza vai lhe ajudar. Eu fui indenizada corretamente. Abraços
Queria contar que também já passei por isso volta do de Miami, porém as ninjas malas estavam todas com cadeados e embaladas, so que tiraram o plástico, pasmem, era a mala do meu filho e por incrível que pareça roubaram brinquedos, uma coleção de Hot Wheells edição limitada e uns outros de controle remoto. Eles reembalaram a mala como esse nada tivesse acontecido, porém não colocaram um adesivo que eu havia colado. Ficamos um tempão na esteira esperando a mala e nada, e tinh uma mala embalada rodando, quando fui olhar a etiqueta vi que era a minha, porém toda diferente. Abrimos ali mesmo e reclamamos, porém como estava com 2 crianças pequenas não quiz ficar esperando e fui embora, em casa que realmente dei falta das coisas e acabei deixando pra lá.
Então só pra constar que mesmo a mala embalada isso não os impedem de abri-la
Priscila,
Nossa que afronta, embalada!
Meu Deus o mundo está perdido.
Você reclamou, foi até o fim, entrou na justiça?
Temos que aprender a reclamar e fazer valer nossos direitos.
Agora que já sabe como funciona fica mais fácil.
Concordo com você que as vezes não adianta passar o plástico, mas dificulta e com certeza te ajudou a saber que tinha sido violada na hora.
Fico triste por você e principalmente por seus filhos que ficaram sem o brinquedo.
Agradeço seu depoimento querida e boa semana.
Beijos
Carmo
Querida Maria do Carmo,
Post super bem escrito, de utilidade pública e muito triste…
Imagino a sua sensação de invasao, sem contar a frustração de chegar em casa e perceber que roubaram as coisas que você comprou com tanto cuidado e carinho.
Isso me aconteceu há muitos anos, vindo de Israel, na época com escala em Roma. Até hoje lembro o quanto me senti invadida e desqualificada pela Cia Aérea, que não me deu a menor atenção…
Parabéns pelo post e espero que você faça uma viagem o mais rápido possível para repor o que te roubaram, principalmente a dignidade de quem viaja para se divertir e desfrutar do resultado de seu próprio trabalho!
Beijo enorme,
Beth
Querida Elizabeth
Muito obrigada por seu imenso carinho comigo!
Sinto que tenha lhe acontecido o mesmo, é muito frustante esse tipo de situação.
Fiz o post para que todos as pessoas soubessem o que fazer neste tipo de situação.
Pagamos caro pelo serviço que cada vez está mais mediocre!
Beijos mil
Carmo
Uma coisa importante que sempre faço é conferir o peso da mala no embarque e depois de retirar na esteira me dirijo a uma balança e peso novamente, sem sair da área da bagagem. Se der diferença no peso já sabes que foi furtado e tens como reclamar ali mesmo.
Boa idéia Juliano, obrigada pela dica, gostei muito.
Fica com Deus
Abraços e obrigada pela sua visita
Chegamos de ny dia 29 pela manhã. Ao chegar em casa ao abrir. As malas qual foi minha surpresa ao perceber que havia um bilhete da TSA em uma das malas e que havia sumido o Hoverboard e um tênis vans da minha filha. No despacho TAM no JFK achei suspeito a atitude dos dois funcionários que pesaram as malas mas empilharam ao lado da esteira ao invés de despachar as mesmas. Já que despacharam todas que estavam na fila antes de nos. TAM nunca mais. Ny pode ser. Mas provavelmente perderam uma família de visitantes regulares.
Humberto,
Que horror, sinto pelo que lhe aconteceu.
Entre com um pedido de indenização na TAM, você tem direito.
Boa sorte.
Abraços
Roubaram o chaveiro da minha mala, parece besteira, mas eu tinha um carinho pelo objeto e como se trata de um macacão da kipling, minha mãe despachou a mala e esqueceu de tirar e claro, ela voltou sem, isso em vôo no Brasil mesmo.
Que triste, qualquer coisa que tirem da gente é importante. Sinto o que te aconteceu. bjo
Cheguei de Miami na sexta-feira dia 22/04, num vôo operado pela TAM. Ao retirar minha bagagem em Guarulhos, percebi que uma das malas havia sido violada, pois o lacre não estava na mesma. Abri a mala no meio do saguão do aeroporto e logo percebi que havia sido roubada. Retiraram uma bolsa, um celular e diversos itens que eu trazia na mesma. Me dirigi ao balcão da TAM, o atendente primeiramente pesou a mala e registrou 2 kg a menos do que eu havia despachado no checkin em Miami. Fiz o registro de irregularidade e agora tenho que esperar 7 dias para a CIA entrar em contato. Estou indignada….
Indignada também. Cheguei aqui em NY através de umas conexões entre Avianca e Aeroméxico, e só em casa vejo que roubaram calças, óleo corporal, blusas de lã…E agora, como faço?? A quem reclamar?
Leia direitinho o post e me desculpe a demora em responder. Dá para reclamar sim. beijos
Me ajudaaaaaa!!!
Acabei de chegar em sao paulo mas nao abri as malas no aeroporto né, dai cheguei em casa e esta faltando umas coisas e eu tenho certeza do que é!
O que eu faço?!! Vou aqui na policia perto de casa e ja faço um BO???
Ja liguei na companhia, american airlines, e eles me falaram pra mandar email explicando a situacao e com os dados da mala, ja fiz isso tambem mas duvido que vao me responder!
Bom só preciso saber o que fazer ????? me ajuda!!!
Obrigada!!!!!
Leia o post completo, faça um levantamento completo dos itens perdidos e vá para a delegacia fazer o BO. FAÇA TUDO COM CALMA! No post eu explico tudo.
Você tem que fazer o BO com tudo o que foi roubado sim.
Depois você vai abrir um processo na American e dificilmente eles vão responder. No final você vai ter que contratar um advogado e entrar com um processo. Eu entrei e fui reembolsada, mas só do que tinha nota fiscal infelizmente.
Não deixe de ler o post inteiro e qualquer dúvida me deixe um recado de novo.
Boa sorte e sinto muito. beijos
Minha filha veio hj de Miami e teve vários objetos roubadis de sua mala , q estava com plásticos film rasgaram o plástico e cortaram pelo flech a mala , a outra chegou com o segredo trocado , a viagem foi pela azul .
Sinto muito pelo aconteceu com sua filha, leia atentamente o post e tome todas as providências! Abraços
Já perdi a conta de quantas vezes já discuti com os vários incompetentes que “trabalham” nos aeroportos.
Como é que nenhuma autoridade faz algo para acabar com essa vergonha. Até parece que as passagens custam uma miséria para as companhias não contratarem pessoas honestas para trabalharem. Até parece que nao tem grana pra colocarem 10.000 câmeras espalhadas em casa centímetro do caminho onde as bagagens passam (inclusive no porão dos aviões, onde os ladrões ficam mais à vontade).
Será que o governo, juizes e afins tem rabo preso nisso? Cadê as atitudes do governo? Cadê a coragem dos juízes?
Temos mais segurança com nossas malas passando por um bairro perigoso do que no Aeroporto!
Também tive obejtos roubados no retorno de MIAMI / GUARULHOS , vôo LA 750 da LATAM no dia 17/12/2019, ao chegar em casa e abrir as malas demos falta de vários objetos em especial FONE DE OUVIDO PARA GAMER , CAMISAS marca tommy E ETC……. COM CERTEZA MUITOS MAIS OBJETOS FORAM FURTADOS que ainda não demos falta , e o pior que as MALAS ESTAVAM COM CADEADOS ,
Entre na justiça Enrico, leia o post todo e procure seus direitos, demora mas você recebe indenização. Abraços e boa sorte
Minha filha voltou de Toronto, no Canadá, fez uma conexão no Panamá. Quando chegou ao Rio disseram que a mala havia sido extraviada. Entregaram a mala na minha casa, porém estava faltando praticamente tudo que ela havia comprado lá. Todas as lembrancinhas que ela queria presentar família e amigos. Coisas que ela comprou com tanto carinho. Estamos indignadas com a situação. O vôo foi pela Copa Airlines. Vamos fazer um boletim de ocorrência e solicitar danos morais, visto que o que foi roubado ela não terá de volta. Além de terem que ressarcir tudo que foi furada, além da mala danificada.
Entre mesmo, porque é bem complicada essa situação.