Hoje nós vamos falar sobre uma cidade bem pitoresca, Salzburg na Aústria.
Para começar, quem não assistiu Noviça Rebelde com Julie Andrews e Christopher Plummer?
Isso mesmo, essa é a cidade de uma das Noviças mais conhecidas no mundo.
Bem, boa parte do filme se passa em Salzburg e seus arredores, e conta a história da Família Trapp e sua saga durante a II Guerra Mundial.
No filme aparecem muitos dos lugares mais importantes da cidade e seus moradores se orgulham disso.
Ela é linda, cercada por montanhas, cortada por um belo rio e protegida por um castelo que parece até um cenário de filme de tão espetacular.
Para começar a visita na cidade, suba até o castelo que fica no alto da montanha, bem no centro da cidade antiga. Pegue os elevadores (custavam 2,90 Euros), chegando no topo é possível apreciar a vista que é imperdível. Aproveite e tome um café no Grand Café Winkler.
Para quem chegou até aqui e está revirando os olhos de raiva por eu não ter falado antes, esta é a cidade de Mozart e de grandes festivais de música clássica.
A parte antiga é Patrimônio Cultural declarado pela Unesco, e fica entre o rio e um penhasco de 500 metros de altura onde fica o castelo Mönchesberg. Seus prédios datam do Século XVII.
A principal rua da cidade velha é a Getreidegasse, onde nasceu Mozart em 1756. As praças mais importantes são a Mozartplatz e a Residenzplatz, cheias de cafés e restaurantes.
Do outro lado do rio, outro lugar especial, os Jardins Mirabell.
Repleto de estátuas, lagos e, logicamente, jardins cobertos de flores como só os austríacos sabem fazer.
A melhor vista é no alta da escadaria onde Julie Andrews cantou no filme.
Aliás, se você é realmente fã do filme, existem excursões para as locações, como a casa da família, vista abaixo.
Mas, voltando à cidade, porque este não é um blog de filmes, não deixe de visitar a Fortaleza Hohensalzburg e seu museu. Para chegar lá, tome o funicular atrás da catedral.
Veja também o Cemitério de St. Peter, o Sazlburg Museum e a Residenzgalerie e sua coleção de artistas europeus.
Se estiver de carro, um pouco fora da cidade, o Schloss Hellbrunn, um palácio do século XVII, antiga residência do Príncipe e Arcebispo Markus Sittikus vale uma visita. Os jardins e o interior do palácio são lindos. Cuidados com as estátuas – elas esguicham água pelos chifres ou outros lugares menos normais.
Nenhuma visita a Salzburg é completa sem conhecer o restaurante St. Peter Stiftskeller. Dizem ser o mais velho da Europa, existindo desde 803. É, você leu certo – 803. Fica num antigo mosteiro, e a comida é muito gostosa.
Falando de comida, a minha favorita – Wiener Schinitzel, fiz até um post, leiam.
Ele é o prato nacional da Áustria, mas provavelmente é uma cópia da cotoletta alla milanese. E o que é esta delícia? Bife à milanesa, bem fininho, crocante, servido com salada de batatas e alface ou batatas fritas.
Não deixe de visitar esta cidade de conto de fadas, você vai gostar, eu adorei.
Beijos
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google