Hoje vamos falar de uma das cidades da Toscana que fiquei mais encantada.
San Gimignano é famosa por suas diversas torres, comida, vinho e por ser a mais pitoresca de todas da região. Situada a 57 km ao sul de Florença, ela é um passeio ideal de um dia, mas eu queria mesmo ter ficado uns dois. A cidade é toda murada, com diversas lojas de souvenir e comida. Ela está muito bem preservada e é lotada, mesmo no inverno.
Para visitá-la deixe seu carro no estacionamento, e entre pela Porta Gionanni, uma das 8, e dentro dos muros, continue andando pela Via San Giovanni, a principal da cidade, aonde você se sentir de volta à era Medieval.
Vá em frente, apreciando as diversas lojinhas até chegar ao centro, nas Piazzas della Cisterna e del Duomo, aí você verá as duas torres que marcam a silhueta da cidade e os prédios em estilo Gótico e Romanesco que a tornaram famosa.
Sente em um dos muitos cafés ou restaurantes e aprecie a vista. San Gigmignano é conhecida como a “cidade das belas torres”, e possui 14 no total, mas já chegou a ter mais de 70. Uma mini New York da Era Medieval, se é que é possível comparar! As torres serviam para vigiar e abrigar as famílias mais importantes, lá pelos anos de 1200. Naquela época, a cidade vivia da produção de tecido e de abrigar viajantes. Quase metade da cidade foi dizimada pela peste em 1348, marcando a decadência da pequena vila. As atrações são a Torre Grossa, o Museu Cívico e o Museu da Tortura e a própria cidade, é claro. Não deixe de subir na Torre (54 m de altura) para admirar a cidade de cima, pois a vista é de tirar o fôlego. Que pode ser mais bonito que a vista dos campos da Toscana, não é? Não deixe de visitar o museu e suas pinturas e afrescos, são muito bonitos e já foram até parte de um filme – Chá com Mussolini.
Se você sair fora da cidade, uma antiga fortaleza em ruínas – a Rocca, oferece vistas espetaculares dos campos e da própria cidade. Ainda vale mencionar que a cidade é Patrimônio Cultural da Unesco e conhecida pelo vinho branco Vernaccia di San Gimignano, e é delicioso. A cidade é um verdadeiro paraíso gastronômico e vale a pena ser visitada eu enlouqueci com tantas coisas gostosas.
Me lembro que foi lá, que pela primeira vez eu que comprei um Aceto Balsâmico 15 anos, e até hoje, nunca mais faltou na minha mesa esta iguaria. Delicia! Preciso urgente voltar, eu realmente adorei conhecê-la.
Leia também:
Veneza
Menu Dia dos Namorados Veneziano
Beijos
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google