Este palácio é um dos Châteux mais conhecidos do Vale do Loire e da França, e vou te falar uma coisa, não é para menos, é maravilhoso.
Ele é o maior palácio da região e por incrível que pareça, foi construído para servir apenas como pavilhão de caça para Rei Francisco I, que morava em outros Châteaux o de Blois e as vezes também no Château d’Amboise, dois belíssimos palácios.
Seu estilo é francês renascentista, com algumas formas da França Medieval. Existem controvérsias sobre quem projetou originalmente o Chambord. Aparentemente Domenico Cordona foi o arquiteto responsável pelo projeto inicial, mas quem supervisionou a construção foi Pierre Neveu. As obras duraram 20 anos, entre 1519 e 1547 e ele nunca foi terminado.
Além de ser um palácio espetacular, ele tem uma escada que é atribuída a Leonardo Da Vinci, que morou na região alguns anos e dizem que ele também foi um dos projetistas do palácio.
A escada tem um desenho de dupla-hélice, com os lances nunca se tocando e é um dos pontos altos da visita ao palácio.
Os châteaux do século 16 são uma derivação da arquitetura dos castelos, sendo diferentes, por não possuir defesas sofisticadas.
Chambord parece uma pequena cidade, possuindo 11 tipos de torres e 3 tipos de chaminés, todas sem simetria. Ele tem 128 metros de fachada, 800 colunas e foi desenhado para lembrar Constantinopla vista a distância. Seus jardins tem 52,5 km2 e possui uma invejável reserva de veados vermelhos.
Durante o reinado de Francisco I o palácio só ficou habitado, por incrível que pareça, 7 semanas no total, incrível, não é?
O palácio havia sido construído para curtas visitas. As maciças salas, grossas paredes, janelas abertas, dificultavam o aquecimento do palácio, tornando-o impossível de habitar.
Inacreditavelmente, por 80 longos anos, após o falecimento de Francisco I, os reis franceses abandonaram Chambord, deixando-o em um estado lastimável. Isso eu não posso imaginar!
O palácio ao longo dos séculos passou por várias mãos, até que em 1792 o Governo Revolucionário vendeu tudo e o deixou abandonado.
Os painéis das paredes, o piso, as portas, foram todos vendidos ou destruídos, até que Napoleão Bonaparte deu Chambord de presente a um líder militar francês, Louis Alexander Berthier que iniciou a restauração novamente.
Agora vamos as fotos que tirei de alguns dos aposentos e exterior.
Chegando ao teto do Château a vista é encantadora e a visita é bem interessante já que nenhuma torre é igual a outra.
Nossa que história tem esse palácio!
Mas vamos continuar, que é interessante.
Dentro do Château pode-se ver hoje pinturas magníficas, que retratam o que aconteceu durante toda a vida do château.
Agora vamos contar o porquê do nome Chambord.
Ele foi comprado para o Duque de Bordeaux, Henri Charles Dieudonné, que ganhou o título de Conde de Chambord.
Durante a guerra franco franco-prussiana (1870-1871) este maravilhoso palácio foi usado como hospital de campanha.
Depois da morte do Conde de Chambord, em 1883, ele foi deixado para os herdeiros da sua irmã, que moravam em Parma na Itália.
O magnífico palácio tornou-se propriedade do Governo da França em 1930, mas os restauros, só foram iniciados depois do final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
Curiosidades:
Um pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, algumas coleções de artes do Museu do Louvre e Compiègue (incluindo a Monalisa e Vênus de Milo) ficaram lá guardadas.
Um avião americano durante a Segunda Guerra Mundial, chocou-se contra o palácio.
Chambord é tão conhecido que deu nome a diversos produtos. Quem não se lembra do Simca Chambord?
Lá existe também uma sala dedicada somente a produtos com o nome Chambord, e são muitos e eu peguei somente alguns exemplos, porque realmente são milhares.
3. Bodum Chambord Coffee Maker Singapore
5.Chambord Gourmet Rum Raisin Biscuits
E, para terminar, o Château foi o cenário que inspirou o desenho da Disney A Bela e a Fera.
Linda história não é?
O Château Chambord é uma das grandes atrações turísticas da França e recebe 700.000 pessoas por ano, que tal você ser um deles na sua próxima viagem?
Eu adoraria voltar, palácios são a minha paixão!
Beijos
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google
2 pensamentos em “The Château de Chambord – Vale do Loire – França”
Adorei saber sobre a inspiração de A Bela e a Fera !!
Bjsss Carmo !!!
Que legal que vc gostou Juliana, desculpe a demora foi para caixa de spam e eu não vi! perdão beijos mil