Hoje vamos falar de uma cidade italiana que poucos lembram de visitar – Turim.
Mais conhecida como a sede da Fiat, a cidade passa desapercebida ao turista, que parece associá-la somente a uma cidade de negócios. Ledo engano, ela possui atrações interessantes e um belo centro histórico.
Fica a 669 km de Roma e 140 km de Milão, e está quase na fronteira da França e Suíça, na região do Piedmont. Tem quase um milhão de habitantes. É a sede da Juventus e do Torino Futebol Clube. É cidade irmã de Campo Grande no Mato Grosso.
Turim foi a capital da Casa de Savóia, englobando terras que incluíam a região italiana, Côte d’Azur, Savóia e Sardenha. Essa influência francesa é evidente na cidade, com suas avenidas largas e grandes praças e prédios de estilo neoclássico.
Para quem gosta de museus, este não pode faltar – o Museu Egípcio. Ele é considerado o primeiro do mundo dedicado a essa cultura, um dos maiores, e é espetacular.
A maioria da coleção foi juntada pelos Savóias, mas outros objetos e o Templo de Ellesija, foram doados pelo governo egípcio em recompensa pela ajuda na preservação de obras quando da construção da Represa de Assuan.
No andar de cima do Museu Egípcio fica a Galleria Sabauda, dedicada a pintores Holandeses, principalmente. Vale a visita!
Além desses museus, também são interessantes o Museu de Arte Moderna – GAM, e o Museu do Automóvel, que não visitamos. Precisamos voltar!
A Piazza San Carlo é a mais famosa, e é cercada por calçadas cobertas e lugar de muitos cafés. No meio a estátua do Duque Emanuele de Savóia e no norte duas igrejas lado a lado.
A catedral de Turin é a dedicada a São João Batista, e foi completada em 1498. Em uma capela anexa fica o Santo Sudário, o pano que supostamente tem uma figura de Cristo impressa com sangue. Ele é exposto somente em ocasiões especiais. O que você vai ver é um pequeno caixão de prata onde ele fica guardado.
Perto da igreja estão outras duas referências de Turim, a Porta Palatina e os restos de um teatro romano.
Um dos prédios mais diferentes de Turim é a Mole Antonelliana, hoje sede do Museu Nacional de Cinema. Você pode subir ao topo, no qual dizem que a vista é maravilhosa, da cidade e dos Alpes, infelizmente não fui. Mas a gente nunca deve conhecer tudo de uma vez não é? Assim fica com vontade de voltar!
Ahhhh! Para quem gosta de sorvete, não deixem de visitar a Gelateria Grom. Hoje em diversas cidades italianas e também em New York e Paris, lá em Turim é que ela foi fundada e tem sorvetes deliciosos, e se destaca mesmo no país do sorvete. De dar água na boca só de pensar.
Espero que tenham gostado, porque eu preciso voltar para lá urgente!
Beijos e boa semana
by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google
11 pensamentos em “Turim – Itália”
Que lugar lindo, quero muito conhecer! E o sorvete então, morri aqui! bjs
A cidade é linda demais e o SORVETE Rafael, valeu cada caloria ingerida kkkkk, prove, você vai adorar. bjs
Passei por Turim , mas não visitei! Estou arrependida!!!!Mas na minha próxima viagem à Italia, Turim estará no roteiro!!!!!
Se tem que voltar Helô é linda..beijos
Sou apaixonada por cultura egípcia, certeza que eu iria querer conhecer esse museu se eu tivesse pelas redondezas !!! rsrs…
Visite sim, vc vai adorar querida. bjs
estou adorando.Minha proxima viagem pretendo ir a Turim
Angela que bom que está gostando e planejando novas viagens. Feliz em poder te ajudar. Volte sempre. bjs