Vai um cházinho ai?

Eu adoro tomar chá, que delícia e no frio então, nem se fala. Saiba aqui tudo sobre essa iguaria.

Quando visitei a Turquia, andei muito no mercado Egípcio e fiquei encantada com os aromas e tipos diferentes de chá que lá encontrei.

Comprei muitos deles, jasmim, rosas, maçã, romã, mix de flores, entre outros!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Barraca de chá
Bazar Egípcio

chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores ou raízes de chá. Normalmente é preparada com água quente. Cada tipo de chá adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.

A palavra “chá” é usada popularmente no Brasil como sinônimo de infusão de frutos, folhas, raízes e ervas contendo ou não folhas de chá.

O chá é mais cultivado em climas tropicais, obtendo maior sucesso em regiões de alta altitude. Produz-se mundialmente cerca de 3.000.000 de toneladas por ano, metade é produzida pela China e Índia, em proporções iguais. 60% do restante é produzido pelo Quênia, Turquia, Indonésia e Sri Lanka. Já na Europa é cultivado apenas nos Açores, onde são produzidas anualmente cerca de 40 t.

Em todas as regiões produtoras de chá, o cultivo é semelhante, utilizando árvores podadas, para facilitar a colheita, e relativamente jovens, sendo substituídas quando começam a perder produtividade, com cerca de 50 anos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
reunião em volta da mesa
ritual de chá em Istambul

O cultivo do chá começou no Brasil no século XIX, e atingiu uma excelente qualidade, só que a competição com os preços dos chás provenientes da Ásia não ajudou muito a venda interna. 

O chá preto produzido fora da China recebe o nome de cada região de origem: Darjeeling, Assam, Ceilão, entre outras. Na China, o chá preto mais famoso é provavelmente o Keemun, mas existem muitas outras variedades. A maioria dos chás verdes, contudo, são produzidos na China e Japão, e por isso mantiveram o seu nome em japonês ou chinês tradicional.

jogos-de-cha-porcelana

Há vários chás que contêm aditivos e/ou processamentos diferentes das variedades “puras”. O chá tem a capacidade de adquirir qualquer aroma facilmente, o que pode trazer problemas no processamento, no transporte, ou na sua armazenagem, mas essa capacidade também deve ser aproveitada vantajosamente para preparar chás aromatizados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
variedades de chás
Bazar Egipcio

O chá de jasmim é espalhado conjuntamente com flores de jasmim durante a oxidação, e ocasionalmente são deixadas algumas flores no chá como decoração. Muitas outras flores, como a rosa e outras flores perfumadas, são usadas como aromatizantes do chá na China.

O chá Earl Grey é geralmente uma mistura de chás pretos, com adição de essência de bergamota (fruto da família dos cítricos originário de Itália).

 

Como preparar um chá

A melhor maneira de se preparar o chá é colocar as folhas em um bule, ao invés de um sachê. Embora seja totalmente aceito o uso de sachês, o resultado com a folha direto é melhor. Adiciona-se água fervente e mantem-se a infusão de 30 segundos a 5 minutos (processo chamado de brewing ou mashing no Reino Unido). Após isso, tanino é liberado, que tem efeito contrário ao da estimulação pela teofilina e cafeína e torna o chá amargo. Alguns chás, especialmente o chá verde e outros delicados como o Oolong ou o Darjeeling precisam de menos tempo, algumas vezes menos de 30 segundos. Usando um coador, separa-se as folhas da água se não estivermos usando um sachê.

bule-de-cha

A fim de preservar o chá do sabor do tanino, deve-se colocar toda a bebida em um segundo copo. De preferência, de faiança sem verniz. O pote para servir o chá deve ser de porcelana pois retém mais o calor.

A água para chá preto deve ser adicionada em ponto de ebulição (100°C), exceto para chás delicados como o Darjeeling, onde temperaturas menores são mais recomendadas.  A água para chá verde, de acordo com a maioria, deve estar por volta de 80 a 85°C, sendo que quanto maior a qualidade das folhas, menor a temperatura. Preferivelmente, o local onde o chá repousa – caneca ou bule – também deve ser aquecida de se fazer o chá.

Bebedores experientes de chá sempre insistem que o chá não deve ser agitado enquanto é feito, devido aos dos ácidos tânicos. Por esta mesma razão não se deve chacoalhar muito o sachê de chá; se você quiser um chá mais forte use mais sachês.

O que adicionar ao chá? Os mais populares são, o açúcar ou mel, limão, leite e geléia de frutas. Os mais conhecedores evitam o uso de nata porque ele fica com o gosto mais forte do que o próprio chá. Leite, entretanto, acredita-se ser útil a fim de neutralizar os taninos remanescentes. Quando tomam chá com leite, os conhecedores adicionam chá ao leite, ao invés do contrário. Isso evita escaldamento do leite, o que torna a emulsão de melhor sabor. Eu realmente não sou uma conhecedora e não gosto de chá com leite!

20120719_114019

Locais em São Paulo para você tomar um delicioso chá da tarde:

Fundação Maria Luísa e Oscar Americano

Avenida Morumbi, 4077, Morumbi, 3742-0077. 11h/17h45 (sáb. e dom. a partir das 10h; fecha seg.)
O chá da tarde pode ser combinado com um agradável passeio pelo bosque e pelo museu da fundação. Inclui pães, petit fours, bolos, tortas, sanduichinhos e geléias, bolos etc.. custa R$ 45,00 por pessoa, mais R$ 10,00 de acesso ao parque. 

menu-fundacao
Menu Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
 
Khan El Khalili
Rua Doutor José de Queirós Aranha, 320, Vila Mariana, 5571-3295/3209, Metrô Ana Rosa. 14h/0h (sex. e sáb. até 2h). 

Em um ambiente kitsch, bailarinas de dança do ventre dão showzinhos toda noite, a partir das 19h.
casa-de-cha
 
Agora que você já sabe tudo sobre chás, faça em casa ou pegue uma amiga e vá tomar um cházinho a tarde! Não importa, frio ou calor, o que vale é a companhia!

Beijos

by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 pensamentos em “Vai um cházinho ai?”