Visitando Tiradentes em Minas Gerais

Recentemente visitamos Tiradentes em Minas Gerais. Foi a nossa segunda visita na cidade, a outra foi em 2001.

Com apenas 7 mil habitantes, sendo que 3.500 vivem na área urbana. A cidade é tão pequena que você vai precisar de poucos dias para conhecer a maior parte das atrações, eu recomendo pelo menos 4 dias na cidade.

Agora se você tiver tempo, aproveite e dê uma esticadinha até Ouro Preto, nós já visitamos duas vezes e adoramos.

Tiradentes é uma cidade muito charmosa e cheia de encantos. Suas ruas de pedras irregulares vão te transportar para um verdadeira cidade de interior muito bem conservada e rica em história.

Tiradentes Matriz de Santo Antonio
Tiradentes Matriz de Santo Antonio
Foto: Maria do Carmo Véras

Fomos passar 4 dias na cidade a convite do Projeto Tiradentes Mais e Baobá Comunicação e Conteúdo.

O Projeto Tiradentes Mais foi criado em 2012 por empresários da cidade, e tem como objetivo incentivar o turismo na cidade, beneficiando o município como um todo e os parceiros/prestadores de serviços.

Visitem redes sociais Tiradentes Mais: Facebook e Instagram, para saberem um pouco mais sobre esse projeto.

História da Cidade

Povoada a partir de 1702, a cidade de Tiradentes, na região Central de Minas Gerais, homenageia em seu nome o alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido pelo apelido de Tiradentes.

O alferes nasceu na Fazenda do Pombal, entre Tiradentes e São João del Rei, e se tornaria o líder da Inconfidência Mineira, principal movimento de contestação à Coroa portuguesa, no século 18.

Em 1708, a Guerra dos Emboabas, conflito entre paulistas donos de minas e portugueses e garimpeiros, chamados pejorativamente de emboabas, teve um dos seus capítulos mais violentos na Ponta do Morro.

Mais tarde, em 1789, a conspiração dos inconfidentes teve ramificações na cidade, que foi residência de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, que foi um dentista, tropeiro, militar e ativista político. Foi uma grande figura da inconfidência mineira, e também da história do Brasil.

Devido à mudança da jurisdição da Fazenda do Pombal, distrito onde nasceu o alferes, a cidade de Tiradentes se considera hoje a terra natal do líder dos inconfidentes. Na época, Pombal fazia parte da vizinha São João del Rei.

Em 7 de setembro de 1889, a vila tornou-se cidade de São José, para em 6 de dezembro adotar o nome atual em homenagem ao mártir da Inconfidência. Atualmente, o dia da cidade é comemorado em 19 de janeiro, data em que o arraial da Ponta do Morro de Santo Antônio se tornou vila.

Seu Centro Histórico, onde a fiação subterrânea não ofusca a beleza de suas preservadas residências e igrejas do século 18, foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1938 pelo IPHAN.

Tiradentes e seus casarões
Tiradentes
Foto: Maria do Carmo Véras

Tiradentes – como ir

Nós fomos de carro a partir de São Paulo – 483Km pela Rodovia Fernão Dias, que até mais ou menos o km 150 está um pouco esburacada, mas depois está bem conservada. Só quando a gente chega no trecho de Lavras é que a estrada fica um pouco mais movimentada, mas no geral a viagem foi bem tranquila.

Você pode ir de avião até Belo Horizonte e de lá alugar um carro e ir até Tiradentes que são 193km.

Do Rio de Janeiro até Tiradentes de carro são 338km.

De São Paulo até Tiradentes de carro, vocês vão achar diversos postos de gasolina e comida, todos bem arrumadinhos.

Temperatura

Tiradentes tem clima ameno e a temperatura média de 19º C.

Nós fomos agora no inverno (julho) e pegamos dias lindos, ensolarados, com temperatura média de 20 graus, porém, a noite, os termômetros caiam para até 4 graus.

O que fazer em Tiradentes

Nas duas últimas décadas, a cidade se tornou um dos pontos turísticos mais requisitados no Estado, ao aliar a simplicidade e o colorido de suas casas coloniais à oferta de pousadas bem cuidadas, restaurantes requintados e a badalação social.

A primeira coisa a fazer é sair a pé sem rumo. Andamos em um dia mais de 7 km, olhamos cada detalhe dessa cidade contagiante. Preste atenção nos detalhes das construções, as cores das casas, as flores que ornamentam as janelas, e até as fechaduras, que são todas feitas a mão.

Tiradentes
Foto: Maria do Carmo Véras

Hoje é possível andar de carro em toda a cidade, mas para falar a verdade, não é necessário, o gostoso mesmo, é andar a pé, ou de charrete, que você pode pegar no Largo das Forras, a principal praça de Tiradentes.

A cidade tem diversos museus, igrejas e para quem não gosta de nada disso, a excelente gastronomia, a linda arquitetura e paisagem magnifica dos morros do seu entorno, proporcionam lindas caminhadas na cidade e no campo.

Pousada: Solar da Ponte

Restaurantes:  Luth Bistrô, Casazul Bistrô, Empório Santo Antônio, Mia Restaurante e Confeitaria

Lojas:  Marcas Mineiras Café e Loja

Queijaria: Ouro Canastra Queijos

Museus: Sant’Ana e Liturgia

Visitem nossos instagrans @fastpassviagens e @parasemprebela e @marianofogao onde vocês encontrarão diversas dicas legais.

Visite meu painel no tripadvisor e me sigam, lá tenho mais de 300 análises de lojas, restaurantes, hotéis, etc.

Na nossa seção de gastronomia temos diversas receitas doces e salgadas e bebidas deliciosas, corre lá, basta clicar nos links.

Visitem nossos guias de hotéis nacionaisinternacionais e restaurantes, nacionais e internacionais.

Se você gostou do nosso post, cadastre-se para receber nossas newsletters na barra ao lado.

by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.